Compra parcelada aparece como à vista no extrato do cartão



Leitor pergunta: “Fiz uma compra parcelada, mas ela aparece como feita à vista no extrato do cartão de crédito. O certo não seria aparecer apenas o valor da parcela? Será que o estabelecimento processou a transação errada?“.

Caro leitor, em alguns cartões de crédito as compras parceladas já aparecem em parcelas desde o primeiro momento em que o consumidor realiza a transação, é o caso do Cartão Nubank MasterCard e do Digio VISA. Infelizmente a grande maioria dos cartões ainda não contam com esse recurso.

O parcelamento pode demorar até 3 dias úteis para aparecer no extrato online do seu cartão de crédito. Enquanto isso não acontecer a transação aparecerá como se tivesse sido realizada à vista, mas não se preocupe pois isso é normal!

contas-calculadoras

Há também a possibilidade da transação não ter sido parcelada, isso pode ser conferido no recebido da compra ou então depois do prazo de cinco dias úteis, quando o sistema do cartão confirma se aquela transação foi processada com ou sem parcelamento.

  • Compras parceladas podem demorar até 5 dias úteis para aparecerem em parcela no extrato online do cartão de crédito;
  • Alguns cartões já mostram que a compra é parcelada na hora – Digio VISA e Nubank MasterCard, por exemplo;
  • Caso tenha dúvida se a transação foi ou não parcelada, consulte o recebido da compra ou então aguarde, no mínimo, 5 dias, esse prazo é suficiente para que a forma de pagamento seja confirmada pela administradora do cartão;
  • Caso a compra NÃO tenha sido parcelada, você poderá voltar ao estabelecimento e informar o erro. Será necessário fazer um estorno e lançar uma nova compra com a opção de pagamento correta!
  • O parcelamento de compra pode ser pelo estabelecimento (com ou sem juros) ou pela administradora (sempre cobra juros);
  • Se houver o parcelamento com juros não é possível obter desconto caso pague antecipadamente, pois a condição foi feita no momento da compra entre o cliente e o estabelecimento.

A grande vantagem dos cartões de crédito do Brasil é, justamente, poder parcelar. Há lojas em que é possível parcelar tudo em até 12 vezes sem juros, o que permite que o consumidor compre tudo que precisa pagando “pouquinho” por mês.