Transações internacionais no cartão de crédito poderão ser convertidas usando o câmbio do dia da compra. Opção para conversão usando a cotação do dia do fechamento da fatura continuará existindo.
O Banco Central do Brasil (BCB) flexibilizou as regras para conversão de compras internacionais no cartão de crédito. A partir de agora as administradoras e bancos poderão optar por oferecer aos seus clientes a conversão da moeda estrangeira usando a cotação do dia da compra, e não mais pelo valor do dia de fechamento da fatura. A nova regra visa dar mais previsibilidade ao turista, pois ele saberá a cotação utilização no dia da compra, e não apenas no fechamento da fatura como ocorre atualmente.
A resolução do BC passa a permitir que as administradoras a disponibilização dessa opção aos usuários. Mas, segundo o BC, a regra antiga continuará valendo e terá que continuar a ser disponibilizada pelos bancos.
Na prática o usuário do cartão de crédito vai poder optar por uma das opções abaixo:
Exemplo do que acontece hoje: O consumidor usa o cartão de crédito com o dólar valendo R$3,20, por exemplo, mas, no dia do fechamento da fatura o valor sobe para R$3,50. Em vez do titular pagar pelo dólar que foi registrado no momento da compra, ele acaba sendo obrigado a pagar pelo câmbio do fechamento da fatura.
Toda oscilação da moeda influência – para mais ou para menos – no valor das compras internacionais até a data de fechamento da fatura, que, geralmente, só acontece com uns dez dias de antecedência ao vencimento.
A desvantagem da nova regra ocorre só na seguinte situação: Se a moeda (Dólar, Euro, Peso, etc) se desvalorizar até o fechamento da fatura, o consumidor pagará mais caro pois teve o valor convertido em reais no dia da compra, época em que, eventualmente, a moeda pode estar mais cara.
Na maioria dos casos a nova regra deve representar uma vantagem para o usuário. Com a regra atual o consumidor acaba comprando no escuro, pois está sujeito as oscilações da moeda, principalmente agora com a grande variação em virtude da falta de estabilidade do Real.
Ainda segundo a circular do Bacen, a disponibilização da nova modalidade é opcional, as administradoras poderão optar por disponibilizar ou não a nova modalidade. A tendência, no entanto, é que a maioria dos operadores realizem a adesão ao novo modelo de câmbio no cartão de crédito.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…