Categorias: Cancelamento

Compra cancelada: estorno não registrado na fatura do cartão

O procedimento de cancelamento de uma compra é algo muito comum hoje em dia, quando as transações são efetuadas com o cartão de crédito esse ato é chamado de estorno, o grande problema é que muitas vezes a devolução do valor da compra demora alguns dias, ou até meses, para aparecer no cartão de crédito do cliente, entenda o porquê nesta matéria.

Ao realizar uma compra com cartão de crédito não é possível simplesmente excluí-la. Em caso de cancelamento de compra o estabelecimento deve realizar um procedimento chamado de “estorno”. O prazo para que a transação seja computada em sua fatura depende de inúmeros fatores, são eles:

  • Data da compra e do cancelamento da compra – Se o estorno for solicitado muitos dias após a data da compra, é bastante provável que o valor seja lançado em sua próxima fatura, isso porque as administradoras fecham a fatura do cliente com, pelo menos, dez dias de antecedência ao vencimento.
  • Proximidade com a data de fechamento da fatura – Como dito acima, as administradoras fecham a fatura com, no mínimo, dez dias de antecedência, sendo assim, se o estorno for registrado só depois do fechamento da fatura, ele só virá na fatura subsequente a da compra. Com isso o cliente pode ser obrigado a pagar pela compra cancelada, contudo, lembre-se de que quando o estorno for registrado o valor pago indevidamente ficará disponível em forma de crédito em sua fatura.

Fiz uma compra e tive que cancelá-la alguns dias depois, porém o valor ainda consta em minha fatura, caso o estorno não seja registrado até o vencimento terei que pagar a compra mesmo tendo sido cancelada?

Ótima pergunta! O estorno nada mais é do que o lançamento do mesmo valor de compra em forma de crédito na fatura, dessa forma ele abate o valor da compra cancelada, anulando-a. O grande problema é que uma solução de estorno pode demorar até 2 duas faturas para ser registrada, caso sua fatura feche com o valor da compra cancelada, infelizmente você terá que pagar pela transação, pois a administradora ainda não tem conhecimento do cancelamento, visto que o estorno ainda não foi computado. Porém, quando o estorno for registrado, o valor pago indevidamente ficará disponível em forma de crédito em sua fatura, podendo ser utilizado para abater suas compras e/ou transferido para sua conta bancária.

Compra parcelada cancelada com prestações que já foram pagas. E agora?

Caso já tenha pago parte do valor da compra cancelada/estornada, não se preocupe, assim que o estorno for registrado pela sua administradora o valor pago indevidamente ficará disponível em forma de crédito em sua fatura, você pode usá-lo para abater as demais fatura ou então pedir para que seu banco transfira o valor em sua conta bancária. Algumas administradoras também permitem que a diferença (crédito) seja sacada em um caixa eletrônico (verifique junto a adm. a cobrança de tarifas por essa transação).

Share
Publicado por
Adm

Recent Posts

Samsung Wallet facilita o transporte e turismo nas Olimpíadas com novas funções

Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…

9 meses atrás

Como pagar boleto no cartão de crédito do Nubank

Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…

10 meses atrás

Fim do cartão? Pix por Aproximação vem aí

Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…

10 meses atrás

Como fazer um Pix no Nubank pelo cartão de crédito

Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…

10 meses atrás

Como funciona o crédito de confiança do cartão de crédito

Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…

10 meses atrás

Nubank lança Cartão de Crédito Virtual Temporário que expira em 24 Horas

Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…

2 anos atrás