Uma compra foi cancelada e estornada no cartão de crédito, porém, ela continua a ser cobrada pela administradora na fatura. O que fazer?
Ao cancelar uma compra feita com o Cartão de Crédito é preciso ficar atento ao prazo para que o estorno – que é o cancelamento efetivo da cobrança – seja registrado pela sua administradora e, assim, retirado de sua fatura para pagamento. O grande problema é que o estorno pode demorar até duas faturas subsequentes para constar no cartão, mas, felizmente, na maioria das vezes ele é computado em até 5 dias úteis após o estabelecimento efetivar a solicitação.
Caso a fatura do cartão feche antes do estorno da compra ser registrado, pode ser que o cliente tenha que efetuar o pagamento daquela dívida (mesmo que cancelada). Contudo, na fatura seguinte, quando o estorno for registrado pela administradora, o valor pago indevidamente pela compra cancelada ficará disponível em forma de crédito na fatura, podendo ser utilizado para abater o valor da próxima fatura, ou então transferido para uma conta bancária mediante a solicitação junto ao administrador do cartão de crédito.
O prazo médio que os estabelecimentos costumam informar para o consumidor é de 5 dias úteis, contudo, esse prazo, infelizmente, não corresponde a realidade, muitas vezes o estorno só é disponibilizado no cartão do cliente na fatura do mês seguinte, e, caso sua fatura já esteja fechada, pode ser que a devolução do valor só conste na fatura subsequente.
É comum clientes entrarem em contato com a administradora informando que determinada compra foi estornada pelo estabelecimento, porém, ainda consta na fatura para pagamento. Infelizmente, se o estorno não cair antes do fechamento da fatura, a compra cancelada poderá constar na fatura, todavia, quando o estorno foi registrado o valor pago indevidamente será devolvido.
Caso não possa efetuar o pagamento da compra, nossa recomendação é que entre em contato com a administradora e informe que na sua fatura fechada do mês consta uma compra que foi cancelada/estornada. A administradora pedirá para que o cliente envie o comprovante do estorno para análise, e, em alguns casos, ela poderá pedir ao cliente para deduzir o valor da compra cancelada da fatura. Mas isso não é permitido por todas as administradoras, então é importante entrar em contato com a central de atendimento, até para evitar maiores transtornos no futuro, tal como a cobrança de juros e encargos por refinanciamento (pagamento inferior e/ou mínimo).
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…