Uma compra foi cancelada e estornada no cartão de crédito, porém, ela continua a ser cobrada pela administradora na fatura. O que fazer?
Ao cancelar uma compra feita com o Cartão de Crédito é preciso ficar atento ao prazo para que o estorno – que é o cancelamento efetivo da cobrança – seja registrado pela sua administradora e, assim, retirado de sua fatura para pagamento. O grande problema é que o estorno pode demorar até duas faturas subsequentes para constar no cartão, mas, felizmente, na maioria das vezes ele é computado em até 5 dias úteis após o estabelecimento efetivar a solicitação.
Caso a fatura do cartão feche antes do estorno da compra ser registrado, pode ser que o cliente tenha que efetuar o pagamento daquela dívida (mesmo que cancelada). Contudo, na fatura seguinte, quando o estorno for registrado pela administradora, o valor pago indevidamente pela compra cancelada ficará disponível em forma de crédito na fatura, podendo ser utilizado para abater o valor da próxima fatura, ou então transferido para uma conta bancária mediante a solicitação junto ao administrador do cartão de crédito.
O prazo médio que os estabelecimentos costumam informar para o consumidor é de 5 dias úteis, contudo, esse prazo, infelizmente, não corresponde a realidade, muitas vezes o estorno só é disponibilizado no cartão do cliente na fatura do mês seguinte, e, caso sua fatura já esteja fechada, pode ser que a devolução do valor só conste na fatura subsequente.
Fiz uma compra, cancelei, mas o estorno não caiu! Vou ter que pagar?
É comum clientes entrarem em contato com a administradora informando que determinada compra foi estornada pelo estabelecimento, porém, ainda consta na fatura para pagamento. Infelizmente, se o estorno não cair antes do fechamento da fatura, a compra cancelada poderá constar na fatura, todavia, quando o estorno foi registrado o valor pago indevidamente será devolvido.
Caso não possa efetuar o pagamento da compra, nossa recomendação é que entre em contato com a administradora e informe que na sua fatura fechada do mês consta uma compra que foi cancelada/estornada. A administradora pedirá para que o cliente envie o comprovante do estorno para análise, e, em alguns casos, ela poderá pedir ao cliente para deduzir o valor da compra cancelada da fatura. Mas isso não é permitido por todas as administradoras, então é importante entrar em contato com a central de atendimento, até para evitar maiores transtornos no futuro, tal como a cobrança de juros e encargos por refinanciamento (pagamento inferior e/ou mínimo).