O cartão virtual torna as transações pela internet mais seguras pois protege os dados do cartão físico. O cartão digital pode ser de uso único ou múltiplo, dependendo do emissor.
Vários bancos brasileiros já estão disponibilizando cartões virtuais para compras pela internet. O Itaucard do Banco Itaú, Ourocard do Banco do Brasil, Santander, Banco Original, Neon e vários outros, já possuem a função que aumenta a segurança em transações online. Neste artigo ensinaremos como e quando você deve utilizar um cartão virtual.
Basicamente o cartão virtual pode ser utilizado em qualquer transação que não necessite do cartão físico. Alguns exemplos são: compras pela internet, aplicativo ou telefone.
Pelo APP ou site do cartão o cliente consegue emitir um cartão virtual que pode ser de uso único ou múltiplo. O cartão virtual SEMPRE possui numeração diferente do cartão físico, a numeração é diferente para proteger a sua privacidade.
No cartão gerado você terá as seguintes informações:
- Número do cartão
- Data de validade
- Código de Segurança
- Nome como impresso no cartão
O Cartão Virtual Ourocard é o que mais permite personalização, o titular pode definir o limite, quantidade de uso, habilitação (ou não) para compras no exterior e até mesmo o valor da compra. É possível gerar cartões para múltiplas transações.
Devido ao fato do cartão virtual ter sido criado para proporcionar mais segurança ao usuário, não é cobrada nenhuma tarifa adicional pela utilização do token (gerador de cartões virtuais). Os bancos vêm estimulando cada vez mais os usuários a optarem pelo cartão digital nas compras pela internet.
A tendência é que cada vez mais os bancos utilizem o cartão virtual (Cartão Digital), outros três grandes bancos brasileiros já estão desenvolvendo tal ferramenta. No Brasil o Banco Itaú foi o pioneiro a lançar a tecnologia que, posteriormente, foi implementada por outros emissores.