Três bancos brasileiros estão substituindo unilateralmente a bandeira do cartão de crédito e débito de seus clientes por versões nacionais, que possuem menor aceitação do que a bandeira Visa ou MasterCard. Esta atitude tem sido evidenciada por clientes do Bradesco, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O administrador envia um cartão novo em substituição ao antigo que está vencendo, porém, com a bandeira ELO. O grande problema é que a nova bandeira brasileira não é aceita em todos os estabelecimentos, o que acaba gerando um enorme transtorno para o consumidor, pois muitos dos estabelecimentos com o qual ele já estava acostumado a comprar com a outra bandeira, já não aceitam a nova.
Embora a bandeira ELO já seja aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o país, ela só passa nos lugares que possuem máquinas ou terminais da Cielo. Nos lugares em que a máquina é da Rede (antiga Redecard) o cartão não passo. Ao contrário do que acontece com Visa e MasterCard que são aceitas em praticamente todas as máquinas e terminais de cartões de crédito do país!
Reclame! Para conseguir a troca
A primeira dica que eu dou é reclamar com o banco para conseguir a troca. Normalmente, quando o cliente abre uma reclamação o banco acaba reconhecendo o “erro” e envia um novo cartão com a bandeira que o cliente já tinha, foi assim comigo. Em Dezembro meu cartão múltiplo (débito e crédito) da bandeira Visa venceu, porém, o banco me enviou um cartão múltiplo com a bandeira ELO, após a abertura de uma reclamação no SAC consegui a troca da bandeira.
Primeiro tente resolver a questão pelo Fone Fácil (Bradesco), Central BB (Banco do Brasil) ou da Caixa. Se não conseguir a substituição imediata, registre uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente).
Normalmente, quando o cliente faz isso já consegue a resolução do problema, porém, se a questão não for resolvida, faça uma reclamação no Banco Central (Bacen) ou ainda no Procon, exija o seu direito, pois o banco não pode substituir a bandeira de um cliente sem a sua autorização, ainda mais quando essa nova bandeira possui uma aceitação inferior.
Se o cliente não reclamar ele ficará no prejuízo, pois a bandeira brasileira também possui anuidade, porém, é aceita em menos estabelecimentos.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…