Como trocar ELO por Visa ou MasterCard



Três bancos brasileiros estão substituindo unilateralmente a bandeira do cartão de crédito e débito de seus clientes por versões nacionais, que possuem menor aceitação do que a bandeira Visa ou MasterCard. Esta atitude tem sido evidenciada por clientes do Bradesco, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O administrador envia um cartão novo em substituição ao antigo que está vencendo, porém, com a bandeira ELO. O grande problema é que a nova bandeira brasileira não é aceita em todos os estabelecimentos, o que acaba gerando um enorme transtorno para o consumidor, pois muitos dos estabelecimentos com o qual ele já estava acostumado a comprar com a outra bandeira, já não aceitam a nova.

bandeira-elo

Embora a bandeira ELO já seja aceita em mais de 1 milhão de estabelecimentos em todo o país, ela só passa nos lugares que possuem máquinas ou terminais da Cielo. Nos lugares em que a máquina é da Rede (antiga Redecard) o cartão não passo. Ao contrário do que acontece com Visa e MasterCard que são aceitas em praticamente todas as máquinas e terminais de cartões de crédito do país!

Reclame! Para conseguir a troca

A primeira dica que eu dou é reclamar com o banco para conseguir a troca. Normalmente, quando o cliente abre uma reclamação o banco acaba reconhecendo o “erro” e envia um novo cartão com a bandeira que o cliente já tinha, foi assim comigo. Em Dezembro meu cartão múltiplo (débito e crédito) da bandeira Visa venceu, porém, o banco me enviou um cartão múltiplo com a bandeira ELO, após a abertura de uma reclamação no SAC consegui a troca da bandeira.

Primeiro tente resolver a questão pelo Fone Fácil (Bradesco), Central BB (Banco do Brasil) ou da Caixa. Se não conseguir a substituição imediata, registre uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente).

Normalmente, quando o cliente faz isso já consegue a resolução do problema, porém, se a questão não for resolvida, faça uma reclamação no Banco Central (Bacen) ou ainda no Procon, exija o seu direito, pois o banco não pode substituir a bandeira de um cliente sem a sua autorização, ainda mais quando essa nova bandeira possui uma aceitação inferior.

Se o cliente não reclamar ele ficará no prejuízo, pois a bandeira brasileira também possui anuidade, porém, é aceita em menos estabelecimentos.