O Cartão do Nota Fiscal Paulista foi criado pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) para facilitar a inclusão do CPF e/ou CNPJ nas notas e cupons fiscais, ele conta com um código de barras, o que permitirá que o estabelecimento passe o cartão no leitor para fazer a inclusão do documento na nota (caso o estabelecimento tenha a tecnologia). Se a loja não tiver o leitor ela poderá fazer a digitação manual, pois no cartão também é impresso o número do CPF ou CNPJ. O Cartão é gratuito e pode ser solicitado através da internet, com ele você não tem mais desculpas para não participar do NFP.
Vantagens do Cartão
Facilidade de inclusão do CPF nas notas, pois ele possui um código de barras que pode ser utilizado para leitura em estabelecimentos que possuem a tecnologia. Dessa forma o caixa não precisará digitar o número, basta apresentar o código ao leitor;
Número do CPF impresso, dessa forma caso o estabelecimento não disponha do leitor ele poderá digitar o número;
É grátis e você pode mandar plastificá-lo, dessa forma o documento durará muito tempo, além de ser muito mais prático;
Atenção: o Cartão do NFP não se trata de um documento de identificação, ele é apenas um dispositivo criado para facilitar a inclusão do CPF/CNPJ em suas compras, pois ele possui um código de barras com o respectivo número do documento.
Como solicitar o Cartão Nota Fiscal Paulista pela internet
O primeiro passo é acessar o site do Nota Fiscal Paulista – NFP, posteriormente faça login com seu CPF e senha cadastrada.
Após logado em sua área restrita do site do Nota Fiscal Paulista selecione “Configurar” seguido de [Cartão NFP] localizado no submenu do portal.
Na próxima tela será gerado um Cartão Nota Fiscal Paulista com o número do seu CPF, imprimi-o e corte e dobre nos locais indicados.
Para preservar a vida útil do seu cartão você pode mandar plastificá-lo, dessa forma ele durará muito mais tempo. Outra dica importante é fazer a impressão em alta resolução, dessa forma o estabelecimento terá uma grande facilidade para efetuar a leitura no momento da compra. O cartão é uma ideia simples, porém que facilita muito o dia a dia, já que a maioria dos estabelecimentos possui hoje leitor de código de barras, o que torna o procedimento muito mais rápido e acaba com a desculpa para não pedir a inclusão do CPF na nota.