Pontuação de programas de fidelidade deve ser utilizada antes do cancelamento do cartão. Caso não tenha interesse em adquirir nenhum produto ou serviço pelo programa do cartão verifique a possibilidade de transferir a pontuação para outros programas de fidelidade.
Pergunta do leitor: “Neste mês para conter despesas fiz o cancelamento de um cartão de crédito que usei durante mais de três anos, mas, por descuido esqueci de utilizar as milhas aéreas acumuladas. É possível recuperar os pontos mesmo após o cancelamento? Como?”
Caro leitor, os pontos acumulados em programas de fidelidade ou milhas aéreas devem ser utilizados antes do cancelamento. Após pedir o cancelamento do cartão para a administradora não há mais o que fazer, pois, conforme o contrato dos cartões, os pontos serão perdidos e não poderão mais serem recuperados. Então, infelizmente, não há o que fazer.
Você pode até entrar em contato com a administradora e verificar a possibilidade de reativar o cartão sem perder os pontos. Alguns bancos permitem o cancelamento do pedido de cancelamento caso a solicitação seja feita em, no máximo, 48 horas após o pedido da suspensão.
Outra opção é procurar o gerente da conta ou então ligar para o SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) e formalizar uma reclamação para “tentar” reverter o cancelamento para, assim, recuperar os pontos que porventura esteja acumulado no cartão precipitadamente cancelado.
Caso tenha mais de um cartão de um banco. Por exemplo: Itaucard, se todos eles acumularem no mesmo programa de fidelidade você não perderá os pontos acumulados, pois deixou pelo menos um cartão de crédito ativo. O cancelamento dos pontos só acontece quando TODOS os cartões de um determinado CPF (Cadastro de Pessoa Físicas) são excluídos de determinado programa de fidelidade por cancelamento de cartão.
Ao cancelar o cartão é provável que você não tenha mais acesso ao sistema para consulta e resgate dos pontos. Pois o programa de fidelidade é um benefício exclusivo para portadores ativos de determinados cartões de crédito.