Você sabe como funciona o recebimento do estorno de uma compra efetuada com o Cartão de Crédito? Pois saiba que o crédito pode demorar até duas faturas para aparecer.
Quem possui Cartão de Crédito deve conhecer o procedimento para cancelamento de uma compra, infelizmente quando alguma coisa dá errado é preciso realizar um procedimento chamado ESTORNO, tal processo pode demorar até dois ciclos de fatura para acontecer. Para esclarecer as dúvidas de uma vez por todas confira abaixo como funciona e também como realizar a solicitação de devolução do dinheiro da compra cancelada ou que foi cobrada indevidamente.
A maioria das solicitações de devolução do valor pago é feita por cancelamento de compra, insatisfação com o produto ou ainda por compra realizada em duplicidade. Por exemplo, a pessoa compra um produto/serviço porém é tarifa duas vezes, com isso é necessário realizar o estorno de uma das transações.
Lembre-se: O pedido de estorno/cancelamento deve ser sempre efetuado diretamente com o estabelecimento/site em que a transação for realizada, não adianta ligar para a administradora e pedir para ela cancelar uma compra, pois ela não tem autonomia para suspender uma compra, a não ser que seja por motivo de fraude.
O QUE É O ESTORNO?
O Estorno é um procedimento de cancelamento muito praticado nas transações com cartões de crédito, ele nada mais é do que a devolução do dinheiro cobrado. Por exemplo: você faz uma compra de R$100,00 se eventualmente desejar cancelar essa compra o estabelecimento lançará um crédito do mesmo valor, com isso acontece o estorno da transação.
Importante: Por questões de segurança não é possível excluir uma transação feita com cartão de crédito, por essa razão que se criou o procedimento chamado estorno. O crédito enviado pelo estorno é do mesmo valor, então ele acaba cancelando a cobrança do mesmo modo que um cancelamento.
Prazo para o estorno ser computado
A partir da solicitação de estorno o crédito do cancelamento da compra pode demorar até duas faturas subsequentes para aparecer. Por exemplo, se o estorno foi feito no mês de janeiro ele poderá aparecer na fatura do mês de Fevereiro ou Março, tudo vai depender da data de fechamento de sua fatura e do tempo que o estabelecimento demorou para enviar o pedido para a administradora.
Pelo fato do estorno demorar até três meses para aparecer, muitas vezes pode ser necessário que o cliente efetue o pagamento da compra estornada para a administradora, porém quando o estorno foi computado o valor será disponibilizado como crédito para o cliente.