Não tem dinheiro para pagar a fatura? Muitos clientes estão usando um cartão para pagar a fatura de outro para postergar a dívida, desde que ambos os cartões tenham diferentes datas de vencimento.
Não é raro encontrar em fóruns na internet consumidores procurando dicas de como pagar uma fatura de cartão de crédito com outro cartão. A técnica para postergar a dívida do cartão de crédito sem ter que pagar juros tem se tornado comum após o Mercado Pago do Mercado Livre ter começado a aceitar o pagamento de contas e boletos bancários com pagamento via cartão de crédito; o procedimento funcionou durante bastante tempo, mas foi bloqueado pela empresa de pagamentos, hoje faturas de cartões de crédito e boletos de bancos digitais não são mais aceitos pelo Mercado Pago via cartão de crédito.
De acordo com Thiago Silva, atendente de uma agência do Bradesco, pagar a fatura de um cartão com outro consiste em fraude contra o sistema financeiro nacional, pois o cliente está “enganando” a administradora simulando uma compra que não ocorreu. Ele lembrou também que o cartão de crédito também não deve ser utilizado em máquinas de mesma titularidade.
“É muito comum o cancelamento de cartão de clientes que simulam transações financeiras para gerar benefício para si próprio. Exemplos são: fazer empréstimos usando a própria máquina de cartão de crédito ou usar sites e aplicativos que permitem o pagamento de contas para obter empréstimos sem pagar juros. O procedimento vai contrato o contrato do cartão de crédito e pode gerar o cancelamento unilateral pela administradora”, Thiago Silva, atendente de cartões do Bradesco.
Caso o cliente queira um empréstimo pessoal deve procurar o banco, há casos de clientes que possuem um limite de empréstimo pré-aprovado com a operadora, o que não vale é tentar burlar o sistema para não pagar os juros devidos neste tipo de transação.
Embora o Mercado Pago tenha bloqueado este tipo de transação, recentemente o PagSeguro começou a aceitar pagamentos de boletos via cartão de crédito ao custo de 3,75%, nas redes sociais há relatos de vários clientes que afirmam ter conseguido usar a nova funcionalidade para pagar a fatura de cartões de crédito.
Como no caso do PagSeguro há a cobrança de juros pelo serviço de pagamento de contas, o procedimento não pode ser considerado fraude pela administradora.