Entender como o crédito rotativo do cartão de crédito funciona é fundamental para que o consumidor utilize corretamente o método de pagamento, até porque, a maior parte das inadimplências, são causadas por falta de informação, pois a pessoa alega que não sabia que o produto tinha uma taxa de juros tão alta – embora constantemente seja divulgado que os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado.
Para explicar de forma prática como o crédito rotativo funciona, vamos partir para um exemplo bem simples.
O crédito rotativo é aplicável sempre que o cliente:
Imagine que o valor total da sua fatura é de R$100,00. Neste mês, você está cheio de dívida e não pode ou não quer efetuar o pagamento do total da fatura, nessa hora você pode efetuar um pagamento mínimo e financiar até 85% do valor da fatura para o mês seguinte.
Então na fatura de cem reais o cliente tem a opção de pagar apenas R$15,00 e financiar os oitenta e cinco reais, restante, para o mês seguinte.
O grande problema é que o valor financiado com os juros do rotativo virá no mês seguinte, porém com uma taxa de juros que pode ultrapassar 20% ao mês. Para se ter uma ideia, já há cartões cuja taxa de juros excede os 800% ao ano, o que é um valor absurdamente alto.
Ao usar o crédito rotativo do cartão de crédito o cliente ainda corre o risco de entrar no efeito bola de neve, toda mês ele vai efetuando o pagamento mínimo, porém, a dívida só vai aumentando, é como se ele não tivesse pago nada!
Muitos leitores nos enviam e-mail informando que efetuaram o pagamento mínimo, mas que no mês seguinte receberam a fatura com valor maior que o total da fatura, isso acontece porque o saldo financiado é acrescido de juros e outros encargos de financiamento, tal como, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Só usa o crédito rotativo aquele que acaba gastando mais do que pode pagar. Pois financeiramente, o pagamento mínimo não é nada saudável.
Caso sua dívida esteja “impagável”, nossa dica é para que cancele o cartão de crédito, posteriormente negocie junto ao banco o pagamento de todas as suas dívidas, fazendo isso é possível conseguir uma melhor condição de pagamento, pois a administradora não cobrará os juros do rotativo. Além disso o valor negociado será para todas as dívidas do cartão e não apenas para a fatura do período.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…