Entender como o crédito rotativo do cartão de crédito funciona é fundamental para que o consumidor utilize corretamente o método de pagamento, até porque, a maior parte das inadimplências, são causadas por falta de informação, pois a pessoa alega que não sabia que o produto tinha uma taxa de juros tão alta – embora constantemente seja divulgado que os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado.
Para explicar de forma prática como o crédito rotativo funciona, vamos partir para um exemplo bem simples.
O crédito rotativo é aplicável sempre que o cliente:
- Realiza um pagamento mínimo;
- Não faz o pagamento na data de vencimento;
Imagine que o valor total da sua fatura é de R$100,00. Neste mês, você está cheio de dívida e não pode ou não quer efetuar o pagamento do total da fatura, nessa hora você pode efetuar um pagamento mínimo e financiar até 85% do valor da fatura para o mês seguinte.
Então na fatura de cem reais o cliente tem a opção de pagar apenas R$15,00 e financiar os oitenta e cinco reais, restante, para o mês seguinte.
O grande problema é que o valor financiado com os juros do rotativo virá no mês seguinte, porém com uma taxa de juros que pode ultrapassar 20% ao mês. Para se ter uma ideia, já há cartões cuja taxa de juros excede os 800% ao ano, o que é um valor absurdamente alto.
Ao usar o crédito rotativo do cartão de crédito o cliente ainda corre o risco de entrar no efeito bola de neve, toda mês ele vai efetuando o pagamento mínimo, porém, a dívida só vai aumentando, é como se ele não tivesse pago nada!
Muitos leitores nos enviam e-mail informando que efetuaram o pagamento mínimo, mas que no mês seguinte receberam a fatura com valor maior que o total da fatura, isso acontece porque o saldo financiado é acrescido de juros e outros encargos de financiamento, tal como, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Só usa o crédito rotativo aquele que acaba gastando mais do que pode pagar. Pois financeiramente, o pagamento mínimo não é nada saudável.
Caso sua dívida esteja “impagável”, nossa dica é para que cancele o cartão de crédito, posteriormente negocie junto ao banco o pagamento de todas as suas dívidas, fazendo isso é possível conseguir uma melhor condição de pagamento, pois a administradora não cobrará os juros do rotativo. Além disso o valor negociado será para todas as dívidas do cartão e não apenas para a fatura do período.