O Cartão Pré-pago não é muito popular no Brasil quanto os cartões de crédito e débito, isso porque ele é ainda pouco utilizado pelas pessoas. Por um lado ele trás muitas facilidades, podendo ser utilizado por qualquer pessoa, na maioria das vezes sem a necessidade de comprar renda, ter nome limpo ou abrir conta em banco, porém é preciso tomar cuidado ao contratar esse meio de pagamento pois ele costuma ter muitas taxas para utilização de seus recursos. A sua utilização é bem parecida com um cartão de débito comum, porém ele não precisa estar atrelado a uma conta bancária, com ele você faz compras e também pode efetuar saques nos caixas eletrônicos.
O que é um Cartão Pré-pago
Vamos esclarecer o que é um cartão pré-pago caso você esteja em dúvida. O Cartão Pré-pago é semelhante a um cartão de débito, porém ele não precisa estar relacionado a uma conta bancária, qualquer pessoa pode adquirir um cartão e “recarregar”, isto é, adicionar fundos para utilização. Com o saldo do cartão é possível realizar compras em estabelecimentos que aceitam a bandeira, comprar pela internet, realizar saques nos caixas eletrônicos ou ainda realizar transações através da internet.
Com o Cartão Recarregável (Pré-pago) não é possível fazer o parcelamento de compras igual um Cartão de Crédito, isso porque você só pode utilizar o cartão de acordo com o saldo disponível. Então se você comprar um produto de determinado valor, ele será descontado do seu saldo imediatamente, então não é possível comprar parcelado, pois não há limite, o limite é o saldo que você possui no cartão.
Desvantagens
Normalmente um cartão pré-pago possui muitas taxas, bem como: adesão, mensalidade, taxa de recarga, taxa de saque, segunda via, entre outros. Por isso antes de efetuar uma contratação é preciso pesquisar bastante. Para quem precisa das funcionalidades de um cartão pré-pago mas não quer pagar tarifa, o ideal é abrir uma conta poupança, pois você receberá um cartão de débito, no qual poderá utilizar para compras e saques. Diferentemente do cartão pré-pago, o Cartão de Débito não possui taxa de adesão, mensalidade e taxa de recarga caso esteja atrelado a uma conta poupança.
Vantagens
Hoje o Cartão Pré-pago vem sendo utilizado para o pagamento de mesada para os filhos, compras ou pagamento de despesas a terceiros, você pode por exemplo fazer um cartão para o seu empregado (a) e depositar um valor sempre que necessário. Além de não precisar ficar andando com dinheiro em espécie, o usuário ainda poderá realizar diversos serviços. A vantagem do Cartão pré-pago em relação ao Cartão de Débito é que alguns cartões podem ser utilizados para compras através da internet na função crédito, porém note que apesar de poder efetuar o processamento da transação na função crédito não é possível fazer o parcelamento com um cartão pré-pago, pois o valor total será descontado do seu saldo no ato da compra.