O Cartão de Crédito Espelho ajuda a prevenir fraudes em compras pela internet, pois protege a numeração do cartão físico. Em caso de fraude em compra pela internet o titular só precisa bloquear/cancelar o cartão virtual.
O termo “cartão de crédito espelho” é usado para fazer referência ao cartão virtual, as compras lançadas nele são lançadas na fatura do cartão de crédito principal. A tokenização dá mais segurança as transações pela internet, pois o cartão virtual possui numeração e código de segurança diferente do cartão físico.
O cartão digital também evita a reutilização do cartão em mais de uma transação (se ele for de uso único), sendo válido para transações em que o consumidor deseja realizar um único pagamento.
O cartão virtual já está presente na maioria das administradoras de cartões de crédito do Brasil, dentre elas podemos citar:
Itaucard do Banco Itaú
Santander
Ourocard Banco do Brasil
Superdigital
Nubank
SofisaDireto
Dentre outros…
O cartão virtual – ou espelho – é, geralmente, gerado eletronicamente pelo internet banking ou por aplicativo. Ele pode ser de uso único ou recorrente. O cartão virtual do Itaucard é válido para uma única transação no período de 48 horas; já o cartão virtual do Banco do Brasil pode ser personalizado de acordo com as necessidades do correntista.
O mais recente cartão virtual lançado no mercado é o do Nubank, ele é gerado pelo aplicativo e pode ser “apagado” a qualquer momento, assim, o consumir pode ter cartões de uso único em transações virtuais.
É importante salientar que o cartão espelho não pode ser utilizado em estabelecimentos, devido ao fato do cartão ser gerado eletronicamente, só é possível utilizá-lo em transações virtuais (internet, aplicativo ou televendas).