O cancelamento do plástico após o falecimento do titular evita que a administradora continue a cobrar tarifas pelo cartão de crédito.
Em caso de falecimento do titular os herdeiros têm que cuidar da parte burocrática, que é o cancelamento de todos os produtos e/ou serviços financeiros em nome da pessoa que morreu. Neste artigo abordaremos o cancelamento de um cartão de crédito, a solicitação pode ser feita por meio das agências ou então através do SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor). O solicitante deve ter em mãos o Atestado de Óbito, pois o documento será requerido pela instituição financeira para dar baixa no cartão de crédito.
A maioria dos cartões de crédito cobram anuidade de até R$ 1,2 mil por ano, dependendo da variante. Caso os herdeiros não providenciem o cancelamento eles podem ser surpreendidos com a cobrança da dívida no inventário. É dever dos herdeiros pedir o cancelamento do plástico informando a administradora sobre o falecimento, o que evita que sejam cobrados juros e outras tarifas decorrentes das dívidas contraídas no cartão.
COMO CANCELAR
Caso a instituição tenha emissora do cartão de crédito tenha agências físicas em sua cidade, nossa recomendação é que vá até qualquer agência com o Atestado de Óbito para pedir o cancelamento. Caso o cartão seja emitido por uma administradora independente ou Banco Digital sem agências físicas, o cancelamento deve ser solicitado pelo telefone, basta que um dos herdeiros entre em contato com o Serviço de Apoio ao Consumidor (SAC).
O SAC é, geralmente, 0800 e está disponível todos os dias, 24 horas.
Para comprovar o falecimento do titular a administradora poderá pedir o envio de uma cópia por e-mail, fax ou correspondência. Em alguns casos o banco pede uma cópia do atestado de óbito autenticado.
Em alguns estados o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é cancelado automaticamente na Receita Federal no momento da emissão da Certidão de Óbito, o que pode gerar o cancelamento automático do cartão de crédito, visto que algumas administradoras analisam constantemente o documento dos consumidores.