Se porventura não reconhecer uma ou mais transações realizadas em seu cartão de crédito você pode estar sendo vítima de uma fraude bancária. Embora o Brasil seja um dos poucos países a adotar a tecnologia de chip de segurança e senha nos cartões de crédito, isso não inibiu a ação de golpistas, hoje a maioria das fraudes são realizadas por meio de compras pela internet. Neste artigo ensinaremos como cancelar uma compra fraudulenta e contestar a transação não realizada por você junto a administradora.
A primeira dica é analisar a transação, muitas vezes o consumidor faz uma compra em determinado estabelecimento, contudo, depois de um tempo acaba esquecendo que realizou aquela compra. Outro problema é que nem sempre a compra realizada leva o nome do estabelecimento na fatura, isso porque alguns estabelecimentos utilizam máquinas e terminais com nome de pessoa física e/ou outras empresas, daí a importância de guardar todos os comprovantes de compras realizadas.
Lembre-se: mesmo que o titular não tenha contratado o seguro opcional no cartão de crédito ele não poderá ser responsabilizado por uma compra não realizada. Isso porque a segurança do meio de pagamento é sempre uma responsabilidade do administrador.
CANCELAMENTO DE UMA COMPRA NÃO REALIZADA
Caso tenha a convicção de que não realizou determinada compra em tal dia e horário, entre em contato com o banco administrador do cartão para pedir a contestação da compra. O departamento de segurança da administradora será acionado para verificar a transação realizada. A contestação não precisa ser feita em uma agência, a maioria dos administradoras permitem que a contestação seja feita via telefone da Central de Atendimento ao Cliente.
Normalmente o setor de segurança pede um prazo de, pelo menos, dez dias úteis para investigar a transação fraudulenta, de modo a constatar se ela foi ou não realizada pelo titular do cartão. Se a compra fraudulenta foi feita em estabelecimento físico, dependendo do valor da compra a administradora poderá entrar em contato com o estabelecimento e pedir as imagens das câmeras de monitoramento para verificar se foi ou não realizada pelo consumidor.
Caso a transação fraudulenta tenha sido realizada via internet o administrador poderá solicitar os dados da máquina que realizou a compra (IP, nome do cliente, etc).
Se constatada a fraude a compra é retirada da fatura pelo emissor do cartão de crédito. No momento que o cliente informa que foi vítima de fraude o cartão atual é bloqueado e uma nova via é emitida por questões de segurança, isso evita que os fraudadores continuem a utilizar os dados em outras transações.
Fique sempre de olho em seu cartão – A maioria das compras fraudulentas são realizadas via internet justamente pela facilidade que o golpista tem de realizar a transação. Para comprar online a pessoa só precisa das informações que estão impressas no cartão, são elas:
- Número do cartão de crédito;
- Nome igual está impresso;
- Data de validade;
- Bandeira (Visa, MasterCard, Elo, Hiper, American Express, etc);
- Código de segurança (impresso no verso do cartão);
Com essas cinco informações que estão impressas no cartão de crédito, qualquer pessoa consegue comprar na internet utilizando-se de um cartão de crédito de outra pessoa. Mas alguns sites são mais criteriosos e exigem também a confirmação do CPF e do endereço do titular.
Uma dica é ocultar o código de segurança com um adesivo, isso impede que qualquer pessoa que tenha contato com seu cartão de crédito anote ou fotografe o seu cartão de crédito, a fim de utilizá-lo em transações fraudulentas pela internet.