A maioria das pessoas trocaram o dinheiro em espécie pelo cartão de crédito e débito em virtude da praticidade e segurança na hora de realizar pagamentos, e pelo fato do valor ser o mesmo do que se o pagamento fosse feito em dinheiro em espécie. Em breve, porém, as compras com cartão de crédito e débito devem ficar mais caras e, assim, pela primeira vez o seu uso deve cair no Brasil caso o Governo Federal permita a diferenciação de preço por meio de pagamento.
O CDC (Código de Defesa do Consumidor) proíbe a cobrança de preços diferentes caso o pagamento seja realizado através de cartões, ou seja, o estabelecimento é obrigado a oferecer o mesmo valor para quem paga em dinheiro ou cartão e não pode conceder desconto para priorizar determinada forma de pagamento. A desvantagem é que o consumidor que paga em dinheiro acaba assumindo os custos de uma transação com cartão de crédito e débito (que é mais cara, pois envolve mais custos para o estabelecimento).
Vejamos o lado do comerciante – Um estabelecimento paga entre 3% e 14% do valor de suas vendas para receber pagamentos com cartões, quanto mais parcelas tiver a compra, mais cara a taxa e, consequentemente, maior o ônus para receber pagamentos dessa modalidade. Hoje a lei obriga esse comerciante a fixar o mesmo valor independente da forma de pagamento, o impedindo de conceder desconto para os clientes que utilizar a forma de pagamento mais barata.
Vantagens da diferenciação de preços por forma de pagamento:
Desvantagens da diferenciação de preços por forma de pagamento:
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…