Consumidor deve tirar uma foto ou print do e-mail e/ou material publicitário do cartão de crédito sem anuidade para apresentar em caso de cobrança indevida de tarifa.
Não há nada mais desagradável para o consumidor do que a propaganda enganosa, infelizmente no mundo dos cartões de crédito é cada vez maior a oferta enganosa. Neste artigo falaremos sobre a oferta de um cartão de crédito sem anuidade, mas quando o cliente recebe a fatura, SURPRESA, a administradora passa a cobrar a tarifa e afirma desconhecer a oferta do cartão sem anuidade.
Foi o que aconteceu comigo, fiz um Itaucard com anuidade gratuita no primeiro ano através de uma promoção no site do Multiplus Fidelidade. Aceitei o pedido, mas infelizmente quando recebi a fatura lá estava ela: a cobrança de anuidade.
A solução que encontrei foi abrir uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor), na primeira vez que abri a reclamação recebi a resposta genérica de que a anuidade estava prevista no contrato e estava em uma resolução do Banco Central. Na segunda vez que abri a reclamação informei que tinha todos os prints da oferta e que, portanto, a cobrança de anuidade era indevida no primeiro ano. Para a minha felicidade a anuidade foi suspensa e o valor pago de tarifa reembolsado.
A nossa dica é guardar todos os prints da oferta do cartão de crédito sem anuidade. Tire um print ou uma foto do material publicitário, caso seja cobrado indevidamente você terá uma prova.
O mesmo me aconteceu com o cartão Submarino MasterCard, havia solicitado o plástico através de um e-mail que prometia isenção vitalícia de anuidade, dois anos depois comecei a ser cobrado, só consegui a isenção da tarifa depois que entrei em contato com a central de atendimento e informei que tinha o e-mail da oferta de isenção de anuidade pra sempre.
Caso o cartão seja ofertado por telefone anote o protocolo (se possível), data, horário, número de telefone que te ligou e o nome do atendente que ofereceu o cartão com isenção de anuidade (vitalícia ou apenas no primeiro ano).