De um lado a Cielo tentando convencer os varejistas e aceitarem cartões de débito na internet, de outro o temor de chargeback em compras online.
A Cielo – maior credenciadora de pagamento do país – está tentando convencer os varejistas a ampliarem a aceitação dos cartões de débito em compras pela internet, visto que a vasta maioria dos sites e aplicativos só aceitam cartões de crédito como forma de pagamento no Brasil.
A tentativa da Cielo esbarra em resistência por parte dos varejistas, a maioria teme aceitar cartões de débito devido ao alto índice de chargeback sob o argumento que é mais difícil certificar que o comprador é o real titular do cartão de débito.
Dentre os argumentos da Cielo para convencer os varejistas a adotar o uso do cartão de débito em compras pela internet está a melhora na segurança e os mecanismos adicionais que as próprias instituições financeiras têm criado para permitir o uso de cartões de débito em compras online.
Há ainda o temor que as fraudes com cartões de débito no e-commerce poderia render processos milionários contra os varejistas em caso de fraude consumada.
No cartão de crédito quando há fraude o prejuízo é minimizado pelo fato do titular primeiro comprar e depois pagar; já no cartão de débito o valor é descontado no ato do pagamento e direto da conta bancária.
Como no Brasil a maioria das fraudes acontecem em compras pela internet, há um temor de que a aceitação de cartões de débito em compras virtuais possa aumentar o número de fraudes no e-commerce e, consequentemente, gerar prejuízos para o setor.
Para muitos varejistas, o ideal seria que os bancos disponibilizassem a todos os portadores de cartões de débito uma forma de emitir um cartão pré-pago virtual, que funcionaria como “crédito” para permitir compras pela internet, mas cujo valor das operações fosse descontado da hora do saldo da conta corrente ou poupança vinculada ao cartão.
NOS ESTADOS UNIDOS CARTÃO DE DÉBITO FUNCIONA ONLINE
Enquanto no Brasil o cartão de débito é bastante diferenciado do cartão de crédito no e-commerce, nos EUA o consumidor consegue usar o cartão de débito em praticamente qualquer site ou aplicativo.
Isso acontece porque lá o cartão de débito funciona como se fosse crédito nas compras pela internet; algo parecido com o que acontece com os cartões pré-pagos brasileiros.
Quando o pagamento é feito via cartão de débito ou pré-pago, o banco ou administradora de cartão automaticamente desconta o valor da compra do saldo.
O interesse da Cielo em expandir a aceitação do débito é compreensível, afinal, no Brasil a maioria dos brasileiros não possuem cartões de crédito. A aceitação do débito no e-commerce expandiria os pagamentos com cartões em compras pela internet, fazendo com que as credenciadoras disputem os pagamentos que hoje são realizados por transferências bancárias ou boletos devido ao fato do consumidor não ter um cartão de crédito.