Aval do BC amplia leque de produtos e serviços da carteira digital Cielo Pay.
A Cielo – credenciadora de pagamentos do Bradesco e do Banco do Brasil – recebeu do Banco Central (BC) uma autorização que permite que a dona das maquininhas seja emissora de moeda eletrônica. O consentimento do BC, na prática, permite que a credenciadora seja mais independente, podendo emitir cartões pré-pagos por conta própria, bem como permitir que seus clientes enviem e recebam transferências por meio de DOCs e TEDs.
A autorização do Banco Central também tem potencial de reduzir consideravelmente os custos da credenciadora na gestão da carteira Cielo Pay.
O serviço de transferência da carteira, por exemplo, estava sendo realizado pela Cateno – instituição de pagamento no qual o BB é sócio – o que inviabilizava a companhia de disponibilizar transferências gratuitas aos seus usuários devido aos custos com o parceiro.
A autorização do Banco Central é, sobretudo, importante para a carteira de pagamentos da credenciadora, a Cielo Pay, pois permite que a empresa tenha mais liberdade para oferecer produtos e serviços na carteira digital.
A emissão de cartão pré-pago (físico ou virtual), por exemplo, poderá ser feita pela própria Cielo sem a necessidade de parceria com uma administradora de cartões. Na mesma linha, a credenciadora poderá gerenciar independentemente o saldo de seus usuários sem a necessidade de realizar parceria com uma instituição financeira.
A licença do Banco Central chega em um momento oportuno em que a credenciadora têm focado em pagamentos eletrônicos. Além dos pagamentos por QR Code nas maquininhas, Cielo Pay e gateway de pagamento online, a Cielo também fechou recentemente uma parceria de pagamentos com o Facebook que permite que a credenciadora processe vendas com cartões de crédito e débito pelo aplicativo WhatsApp.
A parceria entre Cielo e Facebook, todavia, ainda está suspensa pelo Banco Central; embora o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já tenha liberado o serviço, o BC ainda exige que as empresas apresentem ao órgão documentos comprobatórios que indiquem que o serviço tem proteção à privacidade dos usuários nos mesmos moldes do sistema financeiro nacional e que não apresenta risco de centralização de mercado, algo que o órgão quer combater.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…