Cartões oferecem seguro com proteção em caso de desemprego



Cartões de crédito já oferecem seguro opcional que garante o pagamento da fatura em caso de desemprego.

Os bancos e administradoras de cartões de crédito começaram a ofertar uma nova opção de seguro opcional, em vez do tradicional seguro contra perda e roubo eles começaram a ofertar o seguro-desemprego, ele protege o titular do cartão em caso de perda de poder aquisitivo em virtude de desemprego, garantindo o pagamento do valor da fatura durante “X” meses, até “X” valor, dependendo das condições da apólice do seguro contratado.

Seguro e Proteção

Opcionalmente o cliente de um cartão de crédito pode contratar seguros e outras proteções.

Esse tipo de seguro pode ser uma ótima opção com o aumento do risco de desemprego que o Brasil está vivenciando, mas é preciso ficar atento a carência e as coberturas do seguro contratado, pois pode não valer a pena, já que algumas seguradoras só cobrem um percentual das compras e apenas profissionais registrados com carteira assinada que forem demitidos sem justa causa.

Dicas:

  • Fique atento a carência do seguro – prazo para acionar a segurado em caso de sinistro.
  • Veja qual é o valor máximo da cobertura – há seguros que só cobrem um percentual multiplicado por “X” referente ao valor pago.
  • Confira se a sua categoria de emprego é coberta pelo seguro – Algumas seguradoras só cobrem funcionários de empresas; há ainda seguros que não cobrem caso o cliente fique desempregado, mas tenha uma empresa ou MEI aberto, por exemplo.
  • Confira se o valor coberto pelo seguro compensa o benefício que é oferecido.
  • Veja se o seguro cobre compras por “x” meses após o desemprego ou se ele apenas garante a cobertura das compras realizadas até a data de demissão.

Em vez de pagar um seguro para tal cobertura, o brasileiro deveria ter o hábito de poupar para emergências como essas. O seguro pode valer a pena, mas desde que a cobertura oferecida possa ser realmente utilizada em caso de desemprego. Esses seguros podem ser encontrados a partir de R$2,90 por mês, portanto, pode valer a pena!

Vale lembrar, no entanto, que a contratação do seguro é opcional e, portanto, não obrigatória! O valor só pode ser incluído na fatura do cartão de crédito caso o titular tenha optado pela contratação da proteção.