Com a popularização do cartão virtual, muita gente só compra em sites e aplicativos usando o famoso cartão online gerado por aplicativo. Há quem use o cartão virtual até mesmo para fazer uma locação de veículo. Neste artigo explicaremos o porquê você não deve utilizar o cartão virtual na hora de reservar um veículo em uma locadora.
Essa regra vale tanto para o Brasil quanto para o exterior; há muitas locadoras de veículos que exigem a apresentação do cartão físico no ato da locação, ademais, a titularidade do cartão precisa obrigatoriamente bater com o nome da pessoa que faz a reserva.
Embora muitas locadoras vendam a reserva na modalidade pré-paga pela internet, a apresentação do cartão físico pode ser indispensável para a liberação do veículo. Além de pagar pela reserva, muitas locadoras fazem um bloqueio “caução” no limite do cartão, para o caso do cliente ter algum sinistro, por exemplo.
HÁ CARTÕES QUE NÃO POSSUEM NUMERAÇÃO IMPRESSA
Para piorar, existem cartões que não possuem numeração, data de validade e nem código de segurança no plástico físico, o que pode impedir que a modalidade seja utilizada para reserva veículos caso a locadora utilize uma cobrança por sistema em vez de uma maquininha de cartão, por exemplo.
Há agências que não possuem maquininha, em vez disso, fazem a cobrança através da digitação dos dados do cartão físico no sistema.
Nós entramos em contato com três locadoras de veículos para saber se o cartão virtual poderia ser utilizado na reserva, apenas uma empresa disse que seria possível a utilização do cartão gerado por aplicativo. Teve uma locadora que disse que o cartão virtual só é liberado para clientes frequentes.
Com a popularização dos cartões virtuais e das carteiras de pagamentos é fundamental que as locadoras de veículos se atualizem e passem a aceitar outras formas de pagamento que não o tradicional cartão de plástico.
Há também o problema com o cartão virtual de alguns bancos, que só permitem o uso da versão digital em uma única transação nas próximas 48 horas a partir da emissão, o que acaba impedindo que esse tipo de cartão virtual seja utilizado como garantia de reservas que demandem múltiplos pagamentos em caso de multa ou sinistro no veículo, por exemplo.