O cartão virtual está se popularizando cada vez mais em compras pela internet ou por aplicativo, ele oferece mais segurança ao titular do cartão de crédito, pois não é necessário informar as informações do cartão físico online. Em caso de fraude no cartão virtual basta cancelá-lo, sem que seja necessário cancelar ou bloquear o cartão físico. Hoje explicaremos como é feito o estorno de compra nos cartões virtuais.
Primeiro é preciso entender como funciona o cartão virtual, ele nada mais é do que um “espelho” do cartão físico, as compras realizadas com o cartão virtual são lançadas na fatura do cartão de crédito físico, para a administradora o adicional é como se fosse um cartão adicional/dependente.
Em caso de estorno ou cancelamento de uma compra realizada com o cartão virtual, o estorno será lançado automaticamente na fatura do cartão físico, mesmo que o cartão virtual tenha numeração diferente, pois as transações no cartão virtual são lançadas na fatura do cartão titular.
Apaguei o cartão virtual, e agora? Mesmo que o cartão virtual em questão permita que ele seja apagado (Nubank e Ourocard, são exemplos) em caso de cancelamento de alguma transação, o estorno será contabilizado pela administradora de seu cartão de crédito mesmo que o cartão virtual tenha sido excluído/cancelado pelo titular.
Reiteramos que o cartão virtual é um mero “espelho” do cartão físico! Há cartões virtuais que são de uso único ou múltiplo, mesmo que o titular faça o seu cancelamento ele continuará tendo relação com o cartão titular em caso de estorno de alguma transação lançada anteriormente em sua fatura.
Prazo para receber estorno no cartão virtual – O prazo para que o estorno seja identificado pela sua administradora varia de acordo com o estabelecimento e o emissor do cartão. Geralmente o estorno já consta na administradora em, no máximo, 10 dias úteis, mas pode acontecer do estorno da compra demorar até duas faturas subsequentes para constar na sua fatura.
Caso já tenha pago a compra que foi estornada ou alguma de suas parcelas, o valor pago indevidamente será lançado como forma de crédito na sua próxima fatura. Se preferir, você pode pedir para a administradora depositar o valor que foi pago indevidamente em sua conta bancária.