Segundo dados da Serasa Experian – empresa de proteção ao crédito – cerca de 59,4 milhões de brasileiros estão negativados nos órgãos de proteção ao crédito por terem deixado de pagar alguma dívida. Quem está com o “nome sujo” enfrenta muita dificuldade para conseguir um cartão de crédito, sendo praticamente impossível de conseguí-lo antes de quitar a dívida. Neste artigo mostraremos que um cartão pré-pago pode ser uma ótima alternativa para quem está negativado, entenda o porquê.
Nós recomendamos como alternativa ao cartão de crédito o Cartão Neon VISA e o Vivo Zuum MasterCard, pois eles não cobram tarifa de manutenção e oferecem a possibilidade de usá-los sem custo.
No caso do Banco Neon o cartão funciona em uma conta-corrente (sem tarifa de manutenção). A instituição emite para seus clientes dois cartões: um que funciona apenas como débito e deve ser utilizado nos estabelecimentos físicos e outro que funciona na função “crédito”, mas o valor das compras é sempre debitado à vista do saldo de seu cartão (Conta Neon).
O Cartão Virtual do Banco Neon funciona como crédito, embora seja pré-pago, para permitir que o usuário consiga comprar em aplicativos e sites que só aceitam cartão de crédito como forma de pagamento (exemplo: Netflix, Spotify, Uber, Amazon, Apple Store, Android Play entre outros).
VANTAGENS DO CARTÃO PRÉ-PAGO:
- Sem anuidade;
- Possibilidade de solicitação de um cartão sem tarifa (vide o Cartão Neon VISA);
- Aceitação internacional;
- Pode ser utilizado na função “crédito”;
- Sem fatura, o valor de suas compras é debitado automaticamente do saldo do cartão e/ou conta vinculada;
- Sem comprovação de renda e nem consulta ao SCPC ou Serasa;
- Sem risco de endividamento;
- Desvantagem do cartão pré-pago:
- Não permite o parcelamento de compras;
- Não possui programa de fidelidade (milhagem);
- Para comprar o cliente precisa ter saldo na conta;
O cartão pré-pago pode ser um grande aliado das finanças pessoais e ajudar o brasileiro a economizar. Pois quando o consumidor utiliza um cartão de crédito, ele está adquirindo uma dívida, pois terá que pagar a compra na próxima fatura. Já o cartão pré-pago é como “dinheiro vivo” se o portador tem saldo na conta, pode comprar, do contrário não consegue gastar.