A taxa média de juros nos cartões de crédito está em 361,97% ao ano, sendo o maior valor desde 1995. Por causa disso, o cartão de crédito acabou se tornando um vilão na mídia, afinal ele tem uma taxa de juros abusiva. Em virtude disso muitos consumidores não querem nem saber de ter cartão de crédito. Neste artigo esclarecemos algumas dúvidas, só paga juros quem atrasa ou não paga a fatura integral na data de vencimento, o dinheiro de plástico pode SIM ser um grande aliado de suas finanças.
Conheço pessoas que nunca tiveram cartão de crédito e nem querem saber de fazer um. O motivo, eles estão assustados demais com as taxas de juros dessa modalidade de pagamento. Confesso que é difícil explicar para eles que sabendo usar o consumidor NÃO PAGA JUROS.
Só existem cinco situações em que o cliente paga juros no cartão de crédito:
Consumidor que atrasa o pagamento da fatura: Em caso de atraso da fatura, a consequência é a cobrança de juros, multa, IOF e outras tarifas pela inadimplência. A data de vencimento deve ser respeitada, quem não paga o cartão de crédito em dia paga juros ao emissor.
Cliente que não faz o pagamento integral: Se o cliente efetuar um pagamento mínimo, isto é, não pagar toda a sua dívida, o saldo restante é financiado com juros do crédito rotativo, cuja taxa é assustadora. Se o cliente pagar o valor total da fatura no vencimento, não paga juros!
Parcela compras com juros: Ao compras é possível parcelar com e sem juros. Se comprar parcelado com juros o valor final do produto vai aumentar. Ao comprar sem juros o valor à vista é o mesmo que o parcelado. Para não paga juros prefira sempre o parcelamento sem incidência de juros.
Parcela a fatura: Nunca parcele a sua fatura, parcelar a fatura é o mesmo que financiar o saldo devedor com uma das maiores taxas de juros do mercado. Não vale a pena parcelar a fatura, pague sempre o valor total na data de vencimento.
Faz um saque usando o cartão de crédito: Outra “burrice” é usar o cartão de crédito para fazer saques nos caixas eletrônicos. Ao retirar dinheiro em espécie o cliente fará um “empréstimo” com os juros do crédito rotativo, cuja taxa de juros é a maior do mercado.
Resumindo, sabendo usar o cartão de crédito pode ser um grande aliado, pois ele aumenta o seu poder de compra. É POSSÍVEL USAR O CARTÃO DE CRÉDITO SEM PAGAR JUROS!