Pagamento Mínimo não estará mais disponível nos cartões de crédito do Banco Bradesco a partir de Abril de 2017.
Quando o titular não dispõem do valor total para pagar a fatura do cartão de crédito muitos acabam optando pelo pagamento mínimo, que é a possibilidade de efetuar o pagamento de qualquer valor entre o mínimo e o valor total da fatura. O grande problema é que o crédito rotativo (pagamento mínimo) tem juros abusivos, em alguns casos ultrapassam os 450% ao ano. A boa notícia é que o Banco Bradesco decidiu que a partir de Abril de 2017 não oferecerá mais a opção de pagamento mínimo, a instituição dará fim ao crédito rotativo para baixar os juros.
O crédito rotativo é cobrado sempre que o cliente faz um pagamento inferior ao valor total da fatura. Os juros também são aplicados quando o cliente faz uma retirada no caixa eletrônico.
Os clientes que não quiserem efetuar o pagamento total da fatura poderão optar por fazer um parcelamento de fatura (financiamento), cuja taxa de juros promete ser, no mínimo, 30% mais barata.
Resolução do Conselho Monetário Nacional – Em Dezembro do ano passado o presidente Michel Temer e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram que pretendem baixar os juros dos cartões de crédito, para isso optaram por limitar o período em que o consumidor poderá usar essa linha de crédito, que tem juros maiores. A resolução estabelece que a instituição financeira não poderá deixar o cliente no rotativo por mais de 1 mês, em contrapartida pode ou não oferecer uma linha de crédito mais barata, caso a instituição opte por não oferecer uma linha de crédito mais barata o consumidor deve quitar toda a dívida no vencimento.
Embora o CMN tenha deixado o Crédito Rotativo ser utilizado por até 30 dias, o Bradesco optou por não oferecer mais essa modalidade para simplificar a vida do consumidor. Os juros do financiamento variam entre 3,6% a 9% ao mês – enquanto os do rotativo são de, aproximadamente, 18% a.m.
Vale lembrar que o Bradesco e o Banco do Brasil já possuem um cartão de crédito que não disponibiliza o crédito rotativo (apenas o parcelamento de fatura). O Digio VISA é um cartão de crédito emitido pelo Banco CBSS, ele compete diretamente com o Nubank MasterCard, que também não oferece rotativo e tem juros menores.