Bradesco é uma das primeiras instituições financeiras a eliminar o Crédito Rotativo do cartão de crédito. O consumidor deverá pagar o total da fatura no vencimento ou então optar pelo financiamento (parcelamento) quem tem juros de, no mínimo, 30% menores.
O Banco Bradesco anunciou que vai reduzir os juros do cartão de crédito a partir de Abril de 2017. A instituição vai atender a uma resolução do Conselho Monetário Nacional que limita o uso do crédito rotativo, o banco deixará de oferecer o Crédito Rotativo, que tem uma das maiores taxas de juros do mercado, podendo ultrapassar os 450% ao ano! Em contrapartida o banco privado estuda disponibilizar o financiamento de fatura (parcelamento) que tem juros entre 3,60% a 9% ao mês.
Como é hoje:
- Cliente Bradesco pode optar por parcelar a fatura ou então usar o Crédito Rotativo, que tem média de juros de 17% ao mês.
- Não há limite de uso do rotativo, ou seja, o cliente pode fazer um pagamento mínimo esse mês e no mês seguinte repetir o ato, transformando a dívida em uma verdadeira “bola de neve”.
Como será a partir de Abril de 2017:
- Cartões do Bradesco não terão mais a opção de crédito rotativo
- O titular deve pagar o valor total da fatura; ou
- Usar o parcelamento de fatura, que tem juros menores
- Caso o cliente não pague a fatura ela será, automaticamente, financiada em 12x, com a primeira parcela com vencimento na fatura subsequente ao atraso. Os juros e outros encargos por atraso podem ser aplicados até o mês seguinte.
- Os juros do parcelamento de fatura (financiamento) devem ficar entre 3,60% e 9%, dependendo do valor da dívida e do relacionamento do cliente com a instituição.
O Bradesco e o Banco do Brasil – através do Banco CBSS – já possuem um cartão de crédito que não oferece a opção de Crédito Rotativo, o Digio VISA é um concorrente do Nubank que só oferece a opção de parcelamento de fatura.
Embora o Conselho Monetário Nacional (CMN) tenha recomendado apenas a limitação do uso do Crédito Rotativo em até 30 dias, o Bradesco decidiu suspender definitivamente essa linha de crédito para reduzir consideravelmente os juros aos seus clientes e, dessa forma, acabar com a má fama do cartão de crédito.