Ao perder ou ter um cartão Ourocard do Banco do Brasil furtado ou roubado o consumidor deve ficar atento as instruções de segurança. O titular deve entrar em contato o quanto antes com o Banco do Brasil (BB) para pedir o bloqueio, isso evita que a pessoa que encontrou o seu cartão consiga realizar compras em estabelecimentos ou via internet. Mesmo que o seu cartão seja de chip e você não tenha perdido a senha, há um grande risco, isso porque a pessoa poderá utilizá-lo em compras online ou por telefone – que não solicitam a senha.
O Banco do Brasil disponibiliza aos seus clientes diversos meios alternativos para que você consiga bloqueá-lo. O cliente pode pedir o cancelamento da via pela internet (internet banking BB), telefone (SAC ou Central de Atendimento) ou ainda através de qualquer agência da instituição.
O procedimento que indicaremos nessa matéria é válido para todas as bandeiras de cartões emitidos pelo Banco do Brasil, seja ele, Ourocard Visa, MasterCard, ELO ou American Express. Após o bloqueio por perda e roubo uma segunda via é emitida em seu nome, devendo ser entregue no prazo de até 10 dias úteis dependo da localidade em que você reside.
Cancelamento via telefone
A opção mais utilizada para cancelamento é via telefone, neste caso basta que o titular entre em contato com o atendimento do Banco do Brasil via SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor), cujo serviço está disponível todos os dias (inclusive feriados) através do 0800 729 0722 (ligação gratuita inclusive de telefones móveis).
Outra opção é fazer o bloqueio pela Central de Atendimento ao Cliente Ourocard, basta ligar para 4004-0001 (regiões metropolitanas e capitais) ou 0800-729-0001 (outras regiões). Nós recomendamos que prefira fazer o bloqueio via SAC, isso porque a ligação é gratuita de todo o Brasil e o atendimento é muito mais rápido.
Caso você tenha acesso ao Internet Banking do Banco do Brasil também poderá bloquear a via atual por perda e roubo pelo atendimento online, basta selecionar a opção “Cartões” posteriormente escolha “bloqueio ou cancelamento”, daí é só seguir as instruções apresentadas na tela.
Dica: Ao fazer um cancelamento anote a data, horário, número do protocolo e o nome do atendente que fez a sua solicitação. Isso porque caso o bloqueio não funcione, você terá como provar que fez a solicitação junto a administradora, isentando-o de qualquer compra indevida que porventura tenha sido ocasionada pela perda, roubo ou extravio.