Aval permite que Itaucard e bandeiras processem pagamentos e contas independente de parceria com outras instituições financeiras.
O Banco Central (BC) concedeu licença de arranjo de pagamento a administradora Itaucard do Banco Itaú, a Itaucard, e para as quatro principais bandeiras de cartões que atuam no país: Mastercard, Visa, American Express e Elo.
De acordo com o BC, essas cinco instituições processam 99% de todos os pagamentos com cartões no Brasil. A licença como arranjo de pagamento permite que essas empresas ampliem o portfólio de produtos e serviços financeiros, podendo oferecer, por exemplo, uma conta pré-pago aos seus usuários.
No total foram emitidas dezoito autorizações, sendo duas para a bandeira American Express (filial Brasileira e outra para a Americana), uma para o Itaucard do Banco Itaú; duas para a bandeira Elo (conta pós e pré-paga) e outras doze divididas entre as bandeiras Mastercard e Visa (conta à vista, pré-paga, pós-paga, doméstica e internacional).
As licenças concedidas as bandeiras Mastercard e Visa permitirão que as empresas ofereçam aos seus clientes contas em Reais e outras moedas; bem como atuem na gestão dos saldos e pagamentos de seus usuários.
A ampliação das licenças de arranjos de pagamentos no Brasil deve acirrar a concorrência no setor bancário, pois pulveriza os consumidores em outras instituições financeiras, o que poderá contribuir para a redução dos custos de produtos e serviços financeiros ao consumidor final.
Ainda de acordo com o Banco Central, outras treze instituições já pediram licença de arranjo de pagamento no Brasil.
Os arranjos de pagamentos melhoram a prestação de serviços aos consumidores, pois permitem que as empresas prestem serviços de pagamentos para viabilizar compras com cartões de crédito, débito, pré-pago, transferência e/ou contas digitais. As empresas que obtém a licença do BC poder gerir contas de pagamentos, bem como emitir um cartão personalizado sem precisar formar parceria com outros bancos e instituições financeiras que já tenham a licença do órgão regulador.
A licença também traz mais independência as empresas para atuar no Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O Banco Central está flexibilização a concessão de licenças desde 2017, sendo essa uma tentativa de reduzir a concentração bancária no país.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…