Bandeira ELO será aceita em todas as máquinas de cartão



Bandeira ELO – que já é aceita no exterior – será aceita em todas as máquinas de cartões do país, igualando a aceitação as bandeiras VISA e MasterCard.

O Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor (Cade) assinou na última quarta-feira (28) um documento conjunto com a Cielo, empresa administradora da bandeira ELO, para que a bandeira possa ser aceito em máquinas e terminais concorrentes. O acordo vai permitir a bandeira nacional ser aceita em todas as maquininhas de cartões, pondo fim a exclusividade da marca, que já é aceita em algumas máquinas concorrentes da Cielo.

A partir do dia 31 de Julho de 2017 a bandeira terá o credenciamento com outras empresas, permitindo que os consumidores realizem pagamentos em qualquer maquininha de cartão nacional. Tal acordo, que foi assinado também com a rede do Itaú, vai tornar as bandeiras brasileiras mais atrativa.

A bandeira ELO é a primeira bandeira nacional a ser aceita no exterior. A bandeira de cartões de crédito, débito, pré-pago e múltiplo possui acordo com a Discovery (terceira maior bandeira de cartões do mundo) para permitir a aceitação internacional de sua marca.

O Cartão ELO é, atualmente, emitido pelo Bradesco, Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, sendo a bandeira emitida preferencialmente por esses bancos.

O governo vem realizando várias ações para baixar os juros dos cartões de crédito, tal como:

  • Limitação dos juros do crédito rotativo
  • Permitiu a diferenciação de preços para criar concorrência entre os meios de pagamentos
  • Fim da exclusividade de bandeiras com máquinas e terminais de cartões
  • Redução do prazo de pagamento das vendas com cartões aos estabelecimentos

O Cade quer evitar o monopólio entre as empresas. Antes da nova regra o empresário era obrigado a ter várias máquinas e terminais de cartões para conseguir aceitar as maiores bandeiras do mercado. Com o fim da exclusividade as taxas aos lojistas e, consequentemente, ao consumidor devem cair, pois os estabelecimentos poderão concentrar as suas vendas em uma única máquina e/ou terminal de cartões.

Para os lojistas isso significa a redução de custos, para os consumidores isso representa a ampliação da aceitação de bandeiras nacionais como ELO (BB, Bradesco e CEF) e Rede (Itaú).