Bancos mudam comportamento na concessão de crédito e passam a analisar periodicamente a vida financeira do cliente. Quem já conseguiu um cartão de crédito pode ter o produto cancelado a qualquer momento por desinteresse comercial.
A crise econômica vem provocando uma mudança de atitude por parte das instituições financeiras no Brasil, se antes a análise de crédito era feita apenas na contratação de produtos ou serviços, hoje ela é feita periodicamente. Os maiores bancos do país já tiraram de circulação mais de 1,2 milhão de cartões de crédito para diminuir o risco de inadimplência e reduzir os juros, o corte atingiu principalmente os consumidores de baixa renda que, segundo as instituições, apresentam maior risco de inadimplência.
A análise de crédito é feita periodicamente pelas instituições – os critérios não foram divulgados – quando o cliente cai no “limbo”, recebe uma correspondência informando o cancelamento do cartão de crédito em 30 dias por desinteresse comercial. Já falamos aqui no Cartão a Crédito que o encerramento de um cartão de crédito por desinteresse comercial é um direito das instituições financeiras que está previsto no contrato da maioria dos plásticos.
Só o Banco do Brasil e o Itaú cancelaram unilateralmente mais de 1,2 milhão de cartões. Já o Santander, Banco do Brasil, Bradesco e a Caixa Econômica Federal não quiseram divulgar o número de cartões cancelados.
O QUE FAZER CASO MEU CARTÃO DE CRÉDITO SEJA CANCELADO UNILATERALMENTE?
Caso considere que o cancelamento unilateral por desinteresse comercial é abusivo, o cliente poderá entrar na justiça contra a instituição financeira, infelizmente não há possibilidade de negociação direto com a instituição quando isso acontece, só a justiça é capaz de resolver.
Caso você não passe na análise periódica de crédito passa a ser considerado um cliente de alto risco e pode ter o cartão de crédito cancelado. Caso isso aconteça o banco envia uma correspondência ou entra em contato por telefone comunicando a decisão, o prazo de cancelamento é de 30 dias contados a partir da notificação.
O motivo informado é genérico DESINTERESSE COMERCIAL, nenhum banco lhe dará mais detalhes sobre o que levou o cancelamento. De acordo com pesquisas da nossa redação a motivação se deve, principalmente, aos seguintes fatores: nome negativado, redução de poder aquisitivo, score baixo, comportamento de risco (em compras), atraso de fatura e/ou não utilização do cartão de crédito – o que gera desinteresse.