Banco pode revisar o limite do cartão de crédito para menos?



Pergunta do leitor: “Tive o limite do meu cartão revisado pelo Banco do Brasil, o valor que já era baixo ficou ainda menor. Pode o banco revisar o limite do cartão de crédito para menos?” – Diego Guimarães Neto – Belo Horizonte – MG.

Olá Diego, obrigado pela sua mensagem! Vamos aos esclarecimentos.

Infelizmente a instituição financeira é livre para realizar novas análises de crédito, tal condição está prevista no contrato da grande maioria das administradoras. Nem sempre a reanálise de crédito é um fator negativo, na maioria dos casos a nova análise de crédito acaba aumentando o limite de crédito dos clientes. As instituições financeiras precisam analisar periodicamente o crédito de cada cliente para estar de acordo com o cenário econômico do país e a situação financeira do titular.

Limite do cartão de crédito funciona como uma margem de gastos, limitando até onde o consumidor pode gastar, considere sempre o valor total da compra e não a parcela.

A renda dos consumidores pode ser alterada em virtude de um aumento salarial, alteração de carga ou mudança de empresa. Há também o risco do cliente ficar desempregado, todos esses fatores são analisados pela instituição financeira no momento da revisão do limite de crédito. Tal procedimento aumentou em virtude da crise econômica que o país vem enfrentando.

Infelizmente há uma minoria – assim como no seu caso – que acaba tendo o limite reduzido pelo banco administrador.

É importante deixar claro que as instituições financeiras avaliar a concessão de limite de acordo com o risco de cada cliente e o histórico de pagamentos.

Da mesma forma que a empresa pode reanalisar um cliente, ela também poderá optar por cancelar unilateralmente um cartão de crédito caso o titular não seja aprovado na nova análise de crédito, tal procedimento visa a redução do risco de inadimplência da instituição financeira.

Importante: O banco deverá sempre comunicar o aumento e/ou redução de limite com antecedência para evitar que o portador ou um de seus adicionais sofra constrangimento ao tentar comprar acima do limite de crédito.

O que acontece se o cliente não aceitar o novo limite de crédito? Nos casos em que o cliente não está satisfeito com o novo limite ainda há uma alternativa, o cliente pode registrar uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) da administradora, cujo canal é exclusivo para cancelamentos, reclamações e sugestões; lá o cliente poderá demostrar o descontentamento com o novo limite e solicitar um pedido de reconsideração. A boa notícia é que grande parte das solicitações acabam sendo atendidas pelo SAC ou Ouvidoria da empresa de cartão de crédito, desde que o cliente tem um bom histórico junto à administradora.