Aumenta parcela de lojas que aceitam cartões de débito em compras pela internet.
O cartão de crédito ainda é um produto restrito a uma pequena parcela da população, pois o produto depende de análise de crédito e consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ironicamente, 86% das compras pela internet ainda são feitas via cartão de crédito, pois a função débito ainda é pouco utilizada pelo e-commmerce.
A boa notícia é que o número de lojas virtuais e aplicativos que aceitam cartão de débito em compras online aumentou 70%, de acordo com uma pesquisa feita pela Visa Consulting & Analytics, de Junho de 2018 a Junho de 2019 a empresa notou um aumento de setenta por cento no número de pagamentos pelo cartão de débito em compras pela internet.
Aproveitando a popularização do cartão de débito, muitos bancos têm oferecido uma linha de crédito que permite até mesmo o parcelamento de compras no cartão de débito; algo que até pouco tempo atrás seria algo improvável.
APLICATIVOS SÃO OS QUE MAIS ACEITAM PAGAMENTOS COM CARTÃO DE DÉBITO
A popularidade do cartão de débito no Brasil fez com que várias lojas virtuais se adaptassem ao plástico utilizado pela maioria dos brasileiros. No exterior o cartão de débito geralmente já funciona em qualquer site na internet, isso porque ele passa como se fosse um crédito, mas debita o valor da compra na hora da conta bancária vinculada ao cartão.
Por aqui a aceitação de débito online depende de parceria com os bancos e instituições financeiras, pois o processamento das transações é diferente do cartão de crédito.
Dentre as empresas que já recebem pagamentos pela internet na função débito podemos citar: Uber, iFood, Cabify, Dafiti, 99, Rappi, Spotify, Netflix (beta), dentre outros.
Para ajudar nessa popularização alguns bancos estão deixando de emitir cartões puro débito e passando a emitir cartões pré-pagos, a principal característica desse tipo de cartão é que ele funciona como “crédito”, mas debita o valor da compra na hora da conta. Há ainda a possibilidade de se criar um cartão pré-pago múltiplo, esse tipo de produto funcionaria sempre como crédito, mas daria ao correntista o poder de processar a transação com débito direto na conta bancária ou então lançar o valor à vista ou parcelado na fatura do cartão de crédito (se houver a disponibilidade).
Há empresas que emitem o cartão físico na função débito ou múltiplo, mas disponibilizam um cartão virtual para compras pela internet. É o caso da Neon, ela disponibiliza o cartão virtual pelo aplicativo.