Apple agora aceita cartões de débito nas lojas de aplicativos do Brasil, a maçã também começou a exigir o CPF ou CNPJ para compras pagas.
A Apple atualizou as opções de pagamentos na Apple Store, iTunes Store e iBook Store, agora é possível realizar o pagamento via cartões de débito, desde que eles sejam internacionais e estejam habilitados para compras em USD (Dólar dos Estados Unidos). Outra novidade é que agora a maça pede o CPF ou CNPJ dos usuários do Brasil, o que pode ser um indício de que, em breve, a empresa deve permitir compras em BRL (Real Brasileiro).
Em nossos testes o Cartão de Débito do Banco Itaú foi recusado, mas o do Banco do Brasil passou.
A exigência do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) será para combater fraudes e para a emissão de recibos fiscais de todas as compras caso a empresa norte-americana passe a aceitar a moeda nacional em seu sistema de pagamento de aplicativos, livros e músicas.
No Brasil os métodos de pagamentos aceitos são:
- Cartão de Crédito
- Cartão Pré-Pago (algumas empresas)
- Cartão de Débito
- Crédito na Loja
- Cartão Presente da APP Store, iTunes ou Apple Music
Ao tentar comprar aplicativos, por exemplo, a empresa já envia a seguinte notificação pedindo a atualização da conta: “Identificação Obrigatória: Para poder fazer compras pagas, é necessário atualizar suas informações de pagamento com um CPF ou CNPJ”.
No Brasil muita gente não possui cartões de crédito, a maioria usa apenas cartão de débito, dado o número de consumidores inadimplentes. A ampliação das formas de pagamento deve aumentar a arrecadação na loja de aplicativo do Brasil. Em outros países a APPLE vai além do cartão de crédito e débito e aceita desde Paypal até transferências bancárias.