Anuidade não pode ser cobrada com cartão bloqueado, mas seguro pode!



Ao solicitar um cartão de crédito o consumidor precisa ficar atento as possíveis tarifas que podem serem cobradas pela administradora. Há duas cobranças que geram bastante reclamação: anuidade e seguro. Será que elas podem serem cobradas mesmo se o cartão de crédito estiver bloqueado?

A anuidade não pode ser cobrada com o cartão de crédito bloqueado, tal tarifa só pode ser cobrada a partir do desbloqueio do cartão, caso o titular não faça o desbloqueio, a operadora do cartão não pode cobrar tal tarifa.

Já o seguro pode ser cobrado mesmo que o cartão não seja desbloqueado, isso porque a cobertura dos seguros podem ir além do cartão de crédito, há cartões que protegem o titular em caso de desemprego, por exemplo. Há seguros que reembolsam o cliente em caso de roubo da bolsa, falecimento do titular, etc. Portanto, a cobrança do seguro com o cartão bloqueado não é ilegal. O que é ilegal é a administradora incluir um seguro sem que o cliente tenha solicitado.

Seguros e Proteções

Os seguros e proteções do cartão de crédito protegem o portador em caso de uso indevido ou da utilização mediante coação.

O seguro é um produto OPCIONAL, não pode ser incluído no cartão de crédito sem o consentimento do titular.

É importante verificar as cláusulas do seguro contratado, a maioria oferece cobertura mesmo antes do pagamento da primeira mensalidade, geralmente a cobertura se inicia no ato da contratação e não na efetivação da primeira mensalidade.

A seguir apresentamos as coberturas mais comuns dos seguros vinculados aos cartões de crédito:

  • Seguro em caso de falecimento do titular;
  • Quitação da dívida em caso de doença grave causada por acidente;
  • Pagamento de dívida em caso de perda de poder aquisitivo (desemprego, por exemplo);
  • Proteção em caso de assalto em caixa eletrônico (mesmo que o cartão seja de outro banco);
  • Bolsa Protegida – O seguro cobre até determinado valor em caso de roubo/furto;
  • Proteção de Preço – Caso compre algum produto com o cartão de crédito e encontre outro mais barato em outro lugar, o seguro paga a diferença;

A utilização do seguro não dependente, portanto, do desbloqueio do cartão de crédito. O consumidor deve ficar atento a contratação ou não do seguro no momento do preenchimento de uma proposta de cartão de crédito. Caso opte por contratar o seguro OPCIONAL, tenha em mente que o valor poderá ser cobrado em sua próxima fatura mesmo que ainda não tenha realizado o desbloqueio do cartão de crédito.

Caso desista de desbloquear o cartão, entre em contato com a administradora e peça o cancelamento do seguro, isso evitará a cobrança indevida, bem como avisará a seguradora para que seja feita a rescisão da apólice contratada.