O Google lançou nesta quarta-feira (14) o Android Pay, seu sistema de pagamentos por aproximação, por meio do serviço será possível cadastrar cartões de crédito para que os pagamentos sejam efetuados pela tecnologia NFC (Near Field Communication) sendo completamente dispensável o uso do cartão físico após o cadastro. O Android Pay está disponível para smartphones com Android que possuem a tecnologia NFC, o aplicativo do Android Pay já está disponível para download na Google Play Store.
Em alguns casos o consumidor ficará dispensando de digitar a senha do cartão; geralmente em transações de até R$50,00.
A princípio apenas os clientes do Banco Neon, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro Cartões e Brasil Pré-Pagos que possuem cartões da bandeira VISA serão elegíveis para utilizar o serviço de pagamento. Em breve o sistema deve aceitar cartões do Bradesco e de outros bancos; além da bandeira MasterCard.
Dentre as vantagens de se utilizar o Android Pay em vez do cartão físico estão:
- Agilidade na hora de pagar – O usuário do cartão de crédito só precisa desbloquear o celular e aproximá-lo do terminal no momento do pagamento para confirmar a operação.
- Conserva o cartão físico – A utilização do sistema de pagamento sem contato fará com que o seu cartão físico não sofra desgaste pelo atrito do plástico com o terminal.
- Segurança – O Android Pay não usa o número do seu cartão físico, a empresa gera, eletronicamente, um número de cartão virtual vinculado ao seu cartão principal, assim, em caso de fraude com o cartão principal você poderá bloquear o cartão físico e continuar usando o Android Pay, e vice-versa.
- Bloqueio remoto – Caso o celular seja perdido ou roubado é possível solicitar o bloqueio de forma remota, evitando que o sistema de pagamento seja utilizado indevidamente. Para dar mais segurança ao sistema é sempre exigido a senha e ou validação pela impressão digital; sempre configure o bloqueio de seu aparelho.
Para utilizar o Android Pay não há custo adicional para o titular do cartão de crédito.
A máquina de cartão do estabelecimento precisa também ser compatível com a tecnologia NFC, que é a mesma tecnologia que permite pagamentos através de cartões Contactless.
O Android é o sistema operacional de smartphones mais popular do Brasil, no terceiro trimestre de 2017 o sistema representou 92,6% das vendas, contra, apenas, 4,7% da Apple.