Uma das estratégias mais utilizadas para se conseguir desconto ou isenção na tarifa de anuidade é ligar na central de atendimento ao cliente da administradora do cartão de crédito e ameaçar cancelar o plástico deixando claro que o motivo é o valor da anuidade. Para reter os clientes a maioria das empresas oferecem um desconto ou até mesmo a isenção da tarifa, tudo vai depender do banco emissor e do seu relacionamento com a empresa.
Se você paga sempre em dia e usa o cartão de crédito com regularidade, é quase certo que o desconto ou a isenção vai ser concedido, pois você gera lucro para a administradora a partir de todas as suas compras (um percentual da taxa cobrada pelo estabelecimento fica com o emissor do cartão) então daí que vem o interesse em reter o cliente mesmo com isenção ou desconto na taxa.
Embora o ato de ameaçar cancelar funcione com a maioria das administradoras – mesmo a estratégia já estando “batida” – há também os bancos que são mais rigorosos. É o caso do Itaucard do Banco Itaú, é muito difícil conseguir um desconto na taxa, quiçá conseguir uma isenção.
Dicas:
- Ameace cancelar o cartão de crédito por causa da anuidade
- Se preferir, diga que quer negociar a tarifa de anuidade
- Avalie se o cancelamento não pode ser a melhor opção, afinal, existem dezenas de cartões de crédito internacionais sem anuidade
- Caso obtenha êxito no desconto ou isenção anote o protocolo, data e horário do atendimento caso a oferta não seja honrada em sua próxima fatura
- Se o custo-benefício do cartão com os benefícios e programas de fidelidade compensa o pagamento da anuidade, pode não valer a pena optar pelo cancelamento por causa da tarifa
MUDE PARA UM CARTÃO SEM ANUIDADE
A verdade é que o consumidor não precisa mais “mendigar” desconto ou isenção da anuidade, pois já existem cartões que não possuem essa tarifa, é o caso do Nubank MasterCard, Digio VISA, Intermedium MasterCard, etc. Há também o Submarino, Mercado Livre, Cetelem, Shoptime, etc que, regularmente, oferecem cartões com isenção vitalícia de anuidade.
Há, inclusive, cartões que mesmo não cobrando anuidade ainda oferecem programa de fidelidade que permite acumular pontos que podem ser trocados por dinheiro (cashback) ou milhas aéreas.
Dependendo da sua média de gastos pode ser mais inteligente manter um cartão de crédito sem anuidade!