O consumidor deve ficar atento a estratégia de algumas administradoras para ganhar mais dinheiro com juros, caso a sua fatura não esteja sendo entregue até o vencimento e o banco e/ou emissor do cartão crie dificuldade para emitir a segunda via, isto pode ser indício de algo intencional, algumas empresas têm feito isso para ganhar dinheiro com juros e outros encargos por atraso, além de atrair o cliente para a loja (no caso dos cartões de crédito emitidos por lojistas).
Foi o que aconteceu comigo, tinha um cartão private label de uma grande rede de vestuário, a fatura sempre chegava atrasada e não havia meios para emitir a fatura via internet. Cheguei a conclusão que a culpa do atraso não era dos Correios e sim da própria administradora que enviava a correspondência – talvez intencionalmente – bem próximo do vencimento.
Com isso eu só recebia a fatura dias após o vencimento, o que me obrigava a pagar juros exorbitantes e outros encargos pelo atraso que não foi causado por mim. No mês que eu não quisesse pagar juros tinha que ir até a loja para tirar uma segunda via de fatura, lá eu sempre acabava gastando mais.
Indícios de que o emissor – intencionalmente – pode estar atrasando a fatura:
- A fatura não é entregue mesmo com o endereço atualizado ou sempre chega com atraso;
- Não há meios alternativos para emissão da fatura via internet;
- A administradora não envia fatura por e-mail;
- Não há a possibilidade de cadastrar a fatura em débito automático;
- Por telefone não é possível é obter o código de barras, a administradora re-envia o documento por Correios.
- O emissor do cartão força você a ir até a loja para conseguir uma simples segunda via;
CANCELE CARTÕES QUE CRIAM DIFICULDADE PARA EMITIR A FATURA
A solução para quem tem um cartão de crédito problemático para emitir a segunda via da fatura é CANCELAR, existem milhares de cartões de crédito no mercado nacional, a maioria deles disponibilizam várias formas alternativas para emitir a segunda via: internet, app, SMS, e-mail, etc.
Esse tipo de estratégia é usada principalmente por pequenos emissores para ganhar dinheiro com juros e outros encargos por atraso. Pense bem, se a empresa atrasar o envio da fatura para 1.000 clientes, quanto ela lucrará só em juros e encargos por atraso?
Existem cartões sem anuidade, nós indicamos o Nubank MasterCard, Digio VISA e Intermedium, todos eles possuem o acompanhamento da fatura por meio de aplicativo no celular (IOS e Android).