Vários bancos e administradoras de cartões de crédito disponibilizam aos seus clientes um serviço de alerta de compras por mensagem SMS no celular, com ele é possível ser avisado assim que uma transação é aprovada no cartão. A principal vantagem é que o cliente fica informado e também pode ser alertado rapidamente, caso, alguma, transação fraudulenta seja realizada.
A maioria das administradoras disponibilizam esse serviço gratuitamente, contudo, algumas empresas estão cobrando uma taxa mensal pelo serviço. Eu, particularmente, sou totalmente a favor do serviço, pois me preocupo muito com a segurança bancária, sempre estou verificando o meu extrato na instituição.
Particularmente, acho que o serviço não deveria ser tarifado. Afinal a própria instituição sai ganhando, isso porque em caso de fraude o consumidor poderá entrar em contato mais rápido para alertar a administradora caso não reconheça alguma transação – do contrário o cliente só visualizaria a transação na fatura, o que poderia agravar a situação caso o fraudador utilize mais de uma vez o cartão sem o cliente perceber.
Como contratar? Entre em contato com o seu banco e verifique se ele disponibiliza essa funcionalidade e para quais operadoras ele é válido. O Itaucard, Itaú, Bradesco, American Express e o Banco do Brasil, já disponibilizam esse serviço.
Caso seu cartão esteja sendo utilizado indevidamente, o primeiro passo é entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão de crédito para contestar a compra e pedir o bloqueio da via atual, isso evita que o seu cartão continue a ser utilizado indevidamente.
Quanto a transação não reconhecida, ela será cancelada depois que o departamento de segurança da administradora e da bandeira analisar a compra. Depois de analisada a compra é cancelada e retirada da fatura. Se porventura tiver efetuado o pagamento da compra indevida, o reembolso será feito em forma de crédito na fatura do mês seguinte.
Caso esteja recebendo mensagens SMS no celular com compras aprovadas, mas não seja cliente da instituição, provavelmente, o que pode ter acontecido é que alguém errou o número de telefone na hora de informá-lo a instituição. Um simples erro no DDD ou troca de um dígito pode fazer com que outra pessoa receba a mensagem.
A nossa dica é entrar em contato com o banco responsável e abrir uma reclamação. Por exemplo, se está recebendo mensagens do Santander e não tem conta lá, procure o telefone do SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor) da instituição e registre uma queixa sobre o fato. O banco verificará o erro e retirará seu número do serviço.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…