Cliente não é obrigado a autorizar a análise emergencial de crédito do cartão de crédito. Se uma compra for aprovada acima do limite ela poderá gerar ônus para o consumidor.
Não é raro encontrar consumidores que conseguem comprar acima do limite do cartão de crédito, mas será que isso é legal? A administradora pode aprovar uma compra que excede o limite de crédito do cliente? A resposta é: DEPENDE, se o titular tiver optado por contratar a avaliação emergencial de crédito a administradora pode fazer uma análise de emergência e optar por aprovar (ou não) a compra que excede o limite de crédito.
Para quem tem cartões adicionais o cuidado com essa função deve ser redobrado, o ideal é definir um limite para cada cartão dependente. Caso o limite do cartão seja muito alto, o risco é maior, portanto, limite o valor disponível de acordo com o valor que você está disposto a pagar para seus dependentes.
Deixar a avaliação emergencial de crédito significa permitir que a administradora decida se aprova ou não compras que excedem o limite. Ao mesmo tempo o cliente autoriza a cobrança de uma tarifa toda vez que ele “estourar” o limite do cartão de crédito.
Avaliação Emergencial de Crédito – É uma opção disponibilizada pela grande maioria das administradoras. Ao manter essa função ativa o cliente tem a possibilidade de comprar acima do limite. Resumindo: ele pode conseguir “estourar o limite” do cartão de crédito, mas em troca terá que pagar uma tarifa pela análise emergencial de crédito, cujo valor varia entre R$10,00 e R$70,00, dependendo da administradora.
O mesmo ocorre com o limite de crédito, a administradora só pode aumentar o reduzir o limite de crédito do cartão de crédito caso o consumidor seja avisado com antecedência, isso evita que o consumidor gaste mais do que o valor de crédito definido pela administradora.
Há clientes que usam o limite do cartão como parâmetro para descobrir o quanto ainda podem gastar. Se você considera o limite de seu cartão alto demais, pode pedir a redução do valor do limite a qualquer momento, basta entrar em contato com a administradora.
Portanto, a administradora não pode e não deve aprovar compras acima do limite caso o cliente não tenha autorizado a avaliação emergencial de crédito. Até porque ele pagará uma tarifa caso exceda o limite de crédito.
Samsung facilita e traz sustentabilidade ao transporte e ao turismo francês durante as Olimpíadas de…
Nubank permite que os titulares do cartão de crédito paguem contas e boletos usando o…
Pix por aproximação pode reduzir pagamentos com cartões de débito no Brasil. Em breve, o…
Sem dinheiro para fazer Pix? No Nubank Pix pode ser feito no cartão de crédito.…
Crédito de confiança do cartão de crédito é solução criada por administradoras para reduzir transtornos…
Cartão temporário do Nubank poderá ser utilizado a partir do dia 07 de agosto de…