Adicional não é responsável pelo pagamento das dívidas do cartão de crédito pois ele é colocado como um dependente (beneficiário) do titular. Em caso de inadimplência toda a dívida recairá sobre o titular.
Quase todos os cartões de crédito permitem que o titular faça um ou mais cartões adicionais para compartilhar o limite com seus dependentes. O problema é que muita gente acabou fazendo cartões adicionais para pessoas que não são, necessariamente, dependentes, tal como, amigos, parentes distantes, conhecidos, etc através de um acordo de que a pessoa vai pagar as compras realizadas até o vencimento. Saiba se é possível fazer um adicional assumir as dívidas realizadas no cartão de crédito.
Para a administradora um adicional nada mais é do que um dependente do cartão titular. O contrato com a administradora é feito com o titular, tanto que o adicional pode até ser menor de 18 anos ou ter o nome no SCPC ou SERASA.
O adicional jamais será considerado pela administradora como o responsável pelo pagamento da dívida. Caso o titular não pague a fatura até o vencimento é o nome do titular que será enviado ao serviço de proteção ao crédito e não o dos adicionais. Caso queira que as dívidas sejam lançadas para o nome do cartão adicional isso só é possível através de ação na justiça, pois a administradora costuma não aceitar a transferência de dívida, pois ela é entendida como uma manobra para não pagar.
Caso tenha feito um acordo com a pessoa para utilização do cartão de crédito e ela não lhe pagar, só resta uma solução: procurar a justiça para tentar conseguir judicialmente com que ela assuma a dívida e, com a decisão, o credor seja obrigado a aceitar a mudança do devedor.
Por isso é importante que o adicional seja apenas um dependente, uma pessoa de sua confiança. O ideal é sempre estabelecer um limite para cada cartão adicional, isso evita abuso de gastos e também que os dependentes comprometam todo o limite, impossibilitando o titular de realizar compras.
DICAS:
- Só faça um cartão adicional para pessoas de sua confiança;
- Estabeleça um limite para os adicionais;
- Tenha em mente que o responsável pela dívida dos adicionais é sempre o titular;
- Pague sempre a fatura até o vencimento, incluindo as despesas realizadas pelos adicionais no período;