Fazer o pagamento errado do valor da fatura do cartão de crédito é algo mais comum do que se pode imaginar, isso porque as administradoras enviam a fatura sempre com o valor aberto, ou seja, o cliente tem a possibilidade de efetuar o pagamento de qualquer valor a partir do mínimo. Caso seja feito um pagamento inferior ao valor total da fatura o saldo restante é automaticamente financiado com o crédito rotativo.
Se eventualmente pagar um valor acima do total da fatura, o saldo restante (valor pago indevidamente), ficará disponível em forma de crédito, podendo ser utilizado para abater o saldo de outras faturas ou ainda ser reembolsado em sua conta bancária.
Erro de digitação – O erro mais comum do pagamento divergente da fatura dos cartões acontece por meio de pagamentos via Internet Banking ou Caixas Eletrônicos. Isso porque um dígito a mais ou a menos poderá mudar completamente o valor do pagamento. Por esta razão, recomenda-se muita atenção ao confirmar um pagamento, verifique se o valor está correto antes de confirmar a opção, pois depois de concluída ela não poderá mais ser desfeita.
Por exemplo: A fatura é de 100,36 porém na hora de informar o valor a pessoa acaba colocando um zero a mais ou a vírgula no lugar errado, neste caso um pagamento pode ser feito dez vezes acima do valor, gerando um tremendo inconveniente para o consumidor.
Reembolso do valor pago a mais
Caso tenha cometido o erro de pagar um valor acima do total da fatura, saiba que você tem direito de solicitar ao seu banco/administradora o reembolso do valor. O valor pago indevidamente é normalmente devolvido através de depósito/transferência bancária. Para isso é importante que o titular do cartão tenha uma conta em seu nome.
Normalmente o valor é devolvido em até 10 dias úteis após a solicitação. Caso você não queira a devolução pode depósito, poderá solicitar para que o “crédito” disponível seja usado para o pagamento de suas futuras compras, neste caso ele será utilizado para abater o valor de suas próximas faturas.
Cuidado – Se o pagamento for feito abaixo do valor total da fatura a administradora poderá automaticamente deduzir que você fez o financiamento da fatura, nessa modalidade os juros são abusivos. Neste caso entre em contato com a administradora e peça para pagar o saldo restante, informando que foi um erro de pagamento e não um refinanciamento das despesas.