Insatisfeito com o iupp, Banco Itaú determina criação de um novo programa de fidelidade.
O programa de pontos iupp foi a grande aposta do Banco Itaú para concorrer com o Livelo, mas ao que tudo indica essa aposta pode ser encerrada em breve. Uma fonte que trabalha no Cubo do Itaú informou ao Portal Cartão a Crédito que o programa de fidelidade será encerrado em breve devido a sua falta de emplacamento.
De acordo com a fonte, o Banco Itaú está trabalhando em um novo programa de fidelidade que deve substituir o iupp, tal programa deverá contar com parceiros de peso para emplacar.
O iupp não é o primeiro programa de fidelidade descontinuado por falta de emplacamento, o próprio Nubank viu o Rewards ser abandonado pelos consumidores por não ser tão atrativo assim.
PROGRAMAS DE FIDELIDADE NÃO GANHAM A FIDELIDADE DOS CONSUMIDORES NO BRASIL
O insucesso do iupp pode não ser culpa do Itaú. No Brasil a maioria dos programas de fidelidade enfrentam resistência e infidelidade dos consumidores. Hoje o programa de fidelidade de maior relevância é o Livelo e o Stix Fidelidade.
O fato do iupp não ter emplacado pode estar relacionado com a falta de parceiros relevantes e também devido a pouca divulgação.
Quem teve os pontos migrados do Sempre Presente acabou não usando todo o potencial do programa devido à estrutura “poluída” e a falta de um aplicativo descomplicado para mobile.
Hoje em dia não basta lançar um programa de fidelidade, é preciso que o custo-benefício do programa seja atrativo para o consumidor. A maioria prefere benefícios como compra de passagem aérea, reserva de hotéis e produtos.
Resta agora saber se o Banco Itaú aprendeu a lição e lançará um programa de fidelidade verdadeiramente vantajoso para o consumidor.
O programa de fidelidade é extremamente importante para a sobrevivência dos cartões de crédito do banco privado, visto que a maioria dos consumidores acaba pagando anuidade por conta dos benefícios que o programa de pontos/cashback oferece.
O Itaú anunciou a substituição do programa Sempre Presente pelo iupp em dezembro de 2020, a substituição com pouco mais de um ano do lançamento é um indício que o banco privado está empenhado em ter um programa de fidelidade que abocanhe uma boa fatia do mercado.