Parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, mas com acréscimo.
O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais, Detran MG, agora aceita pagamento via cartão de crédito com opção de parcelamento em até 12x. É possível pagar o IPVA, Licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas no cartão de crédito. O débito é quitado com o órgão na hora mesmo se o proprietário optar pelo parcelamento.
A novidade foi disponibilizada através do aplicativo Sem Parar, em parceria com a Zapay, através dele o condutor consegue cadastrar o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo) e, com isso, consultar todos os eventuais débitos do automóvel, podendo promover a quitação online com qualquer cartão de crédito cadastrado no app.
Caso o proprietário opte por pagar o IPVA e o Licenciamento, pelo app há a opção para incluir no pagamento a taxa de postagem do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) para que o documento seja entregue no endereço do proprietário cadastrado junto ao Detran de Minas Gerais.
Além de facilitar o pagamento, a novidade evita que o proprietário tenha que recorrer a um banco, casa lotérica, posto de atendimento do Detran ou despachante para conseguir realizar o pagamento da documentação. Ao cadastrar o RENAVAM no app a empresa notifica o usuário sempre que houver novos débitos.
No caso do parcelamento com juros, o consumidor consegue visualizar a taxa de juros e o custo efetivo total antes de confirmar a operação. Promocionalmente, o aplicativo está oferece parcelamento sem acréscimo em até 3 vezes para estimular o uso da solução de pagamento.
Além de Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro também já permitem o pagamento do IPVA, Licenciamento, multas e demais débitos de veículos através do cartão de crédito. O Detran de MG, no entanto, é o primeiro a introduzir a novidade através do aplicativo Sem Parar.
Por ora, o pagamento com cartão de crédito é válido apenas pelo aplicativo. A tendência é que no futuro seja possível realizar o parcelamento com cartão também nas unidades do Detran/Ciretran de Minas Gerais.