7 milhões de transações com cartões virtuais por mês no Brasil.
Um estudo divulgado pela Visa Consulting & Analytics identificou os padrões de consumo dos brasileiros, revelando que os consumidores estão cada vez mais adeptos ao uso dos cartões virtuais para comprar pela internet.
De acordo com a pesquisa da Visa, em Março de 2020 o país registrou um crescimento de 5 vezes no número de transações realizadas com cartões virtuais, se comparadas as transações realizadas em Março de 2019.
Hoje, a média mensal é de 7 milhões de pagamentos com cartões virtuais que, tradicionalmente, possuem numeração diferente do cartão físico, geralmente gerados por aplicativo.
A pesquisa não computou apenas os pagamentos com cartões da bandeira, mas levou em conta também as transações com as bandeiras concorrentes, de acordo com pesquisa de mercado junto aos emissores.
O cartão virtual dá mais segurança as compras pela internet, pois dispensa que o titular tenha que informar os dados do cartão físico. A versão virtual pode ser de utilização única ou recorrente, sendo que em algumas administradoras o código de segurança é dinâmico, ou seja, muda com frequência para dar ainda mais segurança às novas operações.
A própria Caixa Econômica Federal optou pela adoção do cartão virtual para viabilizar a utilização do Auxílio Emergencial sem a necessidade do cartão físico.
Alguns bancos liberaram a utilização do cartão virtual antes mesmo da entrega do cartão físico, o que contribuiu para permitir a utilização imediata após a abertura da conta e/ou solicitação do cartão.
O uso dos cartões virtuais é considerado tão importante que já existe até um Projeto de Lei que tenta tornar obrigatório o uso de cartão virtual em todas as compras pela internet.
Para os emissores a utilização da versão virtual também reduz os custos com a emissão de cartões físicos, pois, em caso de fraude no cartão virtual não é mais necessário reemitir o cartão físico. Infelizmente a maioria das fraudes com cartões de crédito acontecem em compras pela internet, visto que em transações presenciais geralmente há diversos elementos de segurança, tais como: leitura do chip e validação da compra por meio de senha pessoal e intransferível.
Muitos bancos têm utilizado o cartão virtual para permitir que os utilizadores comprem pela internet em sites e aplicativos sem a utilização de um cartão de crédito, podendo o valor dos gastos ser descontado diretamente do saldo da conta bancária e/ou do aplicativo, dado que a aceitação do cartão de débito ainda não é tão comum no e-commerce brasileiro.