InterPay transformará celular em maquininha de cartão, permitindo pagamentos por aproximação.
Em Agosto de 2019 noticiamos que o Banco Inter estava desenvolvendo desde 2017 uma novidade que promete revolucionar a indústria de pagamentos no Brasil. O novo recurso permite que os clientes transformem o celular em uma espécie de maquininha NFC, o que permite que os clientes que possuem smartphones com essa tecnologia recebam pagamentos por aproximação com cartão físico diretamente pelo celular.
Em 2019 o presidente do Banco Inter, João Vitor Menin, prometeu o lançamento da novidade no primeiro trimestre de 2020, mas eis que agora surge um novo prazo, a instituição afirmou que vai lançar o recurso no Interpay no terceiro trimestre de 2020.
O InterPay será um conjunto de soluções de pagamentos do Banco Inter que deve incluir o InterPag – solução de pagamentos por QR Code – e também o recurso que permite pagamentos por aproximação com cartões ou carteiras digitais como Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay diretamente pelo aplicativo do banco.
O InterPay do Banco Inter poderá ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, com ou sem finalidade comercial. No caso das pessoas físicas, a ideia é que o app possa ser utilizado para receber dívidas de outras pessoas. Já para empresas e MEIs o app poderá ser utilizado comercialmente com taxas inferiores as cobradas pelas maquininhas de cartões.
Para usar o recurso bastará que o correntista PF, PJ ou MEI tenha um smartphone com tecnologia NFC. Após digitar o valor da venda/cobrança bastará aproximar no celular o cartão com tecnologia contactless; ou então outro smartphone ou dispositivo vestível (pulseira, smartwatch, etc) que permita pagamentos por aproximação.
No vídeo abaixo é possível entender o funcionamento da novidade na prática:
Já pensou em ter uma maquininha de cartão no seu celular? O @BancoInter revolucionou o setor bancário, e agora estamos trabalhando para revolucionar a indústria de meios de pagamentos. Aguardem! pic.twitter.com/pqARpO8wPC
— João Vitor Menin (@jvitormenin) August 12, 2019
Em um primeiro momento a solução de pagamento aceitará pagamentos de até R$50,00 – que é o limite para processar pagamentos por Contactless sem senha – e com cartões de crédito ou débito das bandeiras MasterCard e Visa.
Usar o smartphone com tecnologia NFC para receber pagamentos com cartões não é uma ideia nova, a própria Samsung já possui um aplicativo (Samsung Pay Touch) com esse conceito no exterior. No Brasil, no entanto, o Banco Inter deverá ser a primeira instituição financeira a lançar um recurso que transforma o celular em maquininha sem a necessidade de um leitor externo.
Caso as taxas do InterPay via InterPag sejam inferiores às cobradas pelas credenciadoras, o Banco Inter tem potencial para popularizar a novidade, principalmente entre os autônomos e profissionais liberais, que ficaram livre do aluguel e não terão que gastar dinheiro com a compra de maquininhas.
Como os smartphones com NFC e os cartões Contactless estão se popularizando no Brasil, desde 2019 várias bandeiras só permitem a emissão de cartões com essa tecnologia, a novidade do banco Inter tem tudo para conquistar espaço no mercado.