É difícil encontrar quem ainda não utilize, pelo menos, um cartão de crédito, isso porque o meio de pagamento permite o parcelamento de compras com ou sem juros. Não é raro encontrar lojas onde é possível realizar o parcelamento em até 12 vezes sem juros. Uma pesquisa recente feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que a maioria dos usuários não sabe quanto tem de limite no cartão, neste artigo ensinaremos como consultar o limite do cartão de crédito para que você possa usar com mais segurança.
Quem usa o cartão de crédito sem conhecimento do limite corre um sério risco de ter o cartão recusado de uma hora pra outra. Isso porque a administradora pode recusar uma compra caso ela exceda o valor do limite.
O limite é um valor disponibilizado pela administradora para utilização, ele serve tanto para as compras à vista quanto para as parceladas, sendo sempre necessário calcular o valor total da compra, pois embora a compra seja parcelada o estabelecimento receberá o valor total da compra à vista.
CONSULTA DOS LIMITES
A consulta de limite de crédito deve ser efetuada diretamente junto a administradora, o cliente precisa ligar para a central de atendimento, acessar o Internet banking ou ainda através do caixa eletrônico (dependendo do banco).
A opção mais comum e a mais fácil é consultar através da internet, para isso basta acessar a página do banco ou administradora e fazer um cadastro para consulta.
Se preferir ligue no número da central de atendimento ao cliente, tal telefone está também disponível no verso do cartão. Normalmente a informação do limite é disponibilizada na URA (Unidade de Resposta Audível) sem que o cliente tenha que falar com um atendente.
Não adianta ligar na bandeira! Muitos clientes acabam entrando em contato com a bandeira VISA ou MasterCard para descobrir qual o limite de crédito, a concessão do limite é feita pelo banco ou administradora e não pela bandeira.
Exemplo de limite
Se o limite do seu cartão é de R$ 1 mil, isso significa que a soma de todas as suas compras não pode passar desse valor, em caso de compras parceladas o valor que deve ser levado em compra é a soma de todas as parcelas e não o valor individual da parcela.
Conforme for pagando o seu cartão o limite vai sendo reestabelecido pela administradora. Caso considere o valor disponibilizado a você insuficiente entre em contato com a administradora para verificar a probabilidade de aumento de limite.