País tem 3,6 tentativas de fraudes com cartão de crédito por minuto.
A popularização do uso de cartões de crédito fez crescer também o número de golpes envolvendo o dinheiro de plástico, de Janeiro a Agosto de 2018 foram detectadas mais de 6,7 milhões de tentativas de golpes envolvendo cartões de crédito no Brasil, os números são do laboratório de cibersegurança da Psafe.
Quem trabalha no setor financeiro sabe que a grande maioria das fraudes envolvendo cartões de crédito estão relacionadas a utilização indevida em sites e aplicativos. Para comprar online o fraudador só precisa ter os dados que estão impresso no cartão: número, data de validade e código de segurança impresso no verso.
De acordo com Emílio Simoni, diretor do laboratório da Psafe: “Estamos vivendo uma explosão em fraudes com cartão de crédito no Brasil. E a ação de criminosos tende a se intensificar no fim do ano.”
Administradoras repassam prejuízo as empresas
O prejuízo com as fraudes com cartões de crédito acabam caindo na mão do empresário brasileiro, visto que as administradoras têm jogado a culpa – em alguns casos – no ambiente em que a compra foi realizada e/ou na não adoção de práticas de segurança na verificação do comprador.
O chargeback é mais comum do que as pessoas imaginam. Esse é o nome dado ao procedimento em que a administradora anula uma compra com cartão devido a contestação de compra por parte do titular, deixando o empreendedor no prejuízo.
O aumento no número dos casos de chargeback ocasionado pelas fraudes fez com que muitas empresas contratassem serviços especializados na prevenção de fraudes em compras pela internet.
A ClearSale é o serviço antifraude mais popular no Brasil, a empresa viu aumentar consideravelmente o número de clientes nos últimos meses. Os clientes que utilizam o serviço de verificação de compras acabam tendo uma redução considerável no número de fraudes, visto que a base de dados da ClearSale é gigantesca. A empresa possui até mesmo um aplicativo disponível para Android e IOS – o Compre & Confie – no qual os consumidores podem ajudar a tornar as compras pela internet mais seguras através de um serviço de verificação e monitoramento de compras através do CPF (Cadastro Pessoa Física).
Dicas para prevenir fraudes em compras pela internet:
- Quando possível utilize o cartão virtual para comprar pela internet. Não utilizar o cartão físico para compras na internet reduz o transtorno para o consumidor em caso de fraude. Há emissores de cartões que possuem cartões virtuais de uso único ou que podem ser personalizados de acordo com o tipo de transação que o cliente deseja fazer.
- Utilize o aplicativo Compre & Confie – O APP é utilizado pela vasta maioria de lojas virtuais, através dele é possível receber uma notificação toda vez que uma compra em um parceiro é efetuada em seu CPF. Pelo aplicativo é possível confirmar o contestar a transação na hora.
- Só compre em sites com boa reputação, evite comprar em sites desconhecidos.
- Ative as notificações do seu cartão – A grande maioria das operadoras de cartões de crédito disponibilizam meios para que o consumidor receba notificação sempre que o cartão for utilizado. Faça a adesão para receber notificação de compras por aplicativo ou via mensagem SMS.
Em caso de fraude a ação do titular é de extrema importância, o quanto antes o cliente entrar em contato com a operadora do cartão e contestar a compra, maior a probabilidade da compra ser cancelada pela administradora sem qualquer prejuízo financeiro para o consumidor.